Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48323
Tipo: TCC
Título: As heroínas desconhecidas: construindo conhecimento científico sobre abelhas por meio da educação ambiental
Autor(es): Paiva, Letícia Ferreira
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Polinização;Meio Ambiente;Livro Didático
Data do documento: 2019
Citação: PAIVA, Letícia Ferreira. As heroínas desconhecidas: construindo conhecimento científico sobre abelhas por meio da educação ambiental. 2019. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino de Ciências, no início do Ensino Fundamental, oferece suporte para o estudante entender como o mundo e suas transformações ocorrem. Isso é possibilitado por meio de conteúdos que aproximam o aluno às explicações científicas sobre o mundo, os fenômenos da natureza e o reconhecimento das relações entre os seres vivos. Nesse contexto, abordar e desenvolver temas que envolvam os animais, como os insetos é de extrema importância, pois esses habitam quase todos os ambientes, são numerosos e desempenham papéis ecológicos significativos na dinâmica dos ecossistemas. Dentre os insetos, destacam-se as abelhas, importantes polinizadores que permitem o êxito na polinização cruzada, aumentando a produção de frutos. Entretanto, as expansões das áreas de produção e o crescimento da agricultura têm ameaçado a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, inclusive a polinização. Diante desse cenário, faz-se necessária a reflexão sobre as práticas sociais, numa conjuntura marcada pela degradação permanente do meio ambiente e de seus ecossistemas, a educação ambiental surge como uma articulação necessária. Desse modo, o trabalho objetiva sensibilizar os alunos de Ensino Fundamental para a importância biológica das abelhas, destacando sua relação com o homem e com seu cotidiano, buscando um entendimento mais aprofundado da temática, além de propor uma sequência didática para o ensino de educação ambiental com abelhas e analisar livros didáticos de ciências acerca da temática. Para obter o produto educacional aqui exposto, foi necessária a realização de uma série de atividades, em que o tema foi discutido e apresentado durante seis aulas, dispostas em três dias para duas turmas de sexto ano, já para a análise dos materiais didáticos foram adotados critérios estabelecidos pela autora. Por meio do que foi trabalhado, ficou notável que a escola e os livros são essenciais na construção dos conhecimentos dos alunos, assim como na desmistificação de concepções errôneas em relação aos insetos. Buscando indagar as visões antropocêntricas existentes e apresentar as dimensões ecológicas desse grupo, ou seja, é preciso deslocar a abordagem dos assuntos relacionados ao estudo dos seres vivos de uma visão estritamente voltada ao utilitarismo humano para uma que considere e aprecie suas relações com o meio ambiente. Dessa forma, alicerçando-se nesse entendimento, as ações assumirão uma nova ressignificação, embasadas numa compreensão mais discernidas sobre os seres vivos e o ambiente.
Abstract: Science teaching, at the beginning of elementary school, provides support for the student to understand how the world and its transformations occur. This is made possible by means of contents that bring the student closer to scientific explanations about the world, the phenomena of nature and the recognition of the relationships between living beings. In this context, addressing and developing themes that involve animals, such as insects, is extremely important, as they inhabit almost all environments, are numerous and play significant ecological roles in the dynamics of ecosystems. Among them, the bees stand out as important pollinators that allowed success in cross pollination and increasing fruit production. However, the expansion of production areas and the growth of agriculture have threatened biodiversity and ecosystem services, including pollination. Faced with this scenario, it is necessary to reflect on social practices, in an environment marked by the permanent degradation of the environment and its ecosystems, environmental education appears as a necessary articulation. In this way, the work aims to raise awareness on elementary school students about the biological importance of bees, highlighting their relationship with man and their daily lives, seeking a deeper understanding of the theme, and propose a didactic sequence for teaching environmental education with bees and analyze textbooks on the subject. To obtain the educational product presented here, it was necessary to perform a series of activities, in which the subject was discussed and presented during six classes, arranged in three days for two sixth-year classes, for the analysis of didactic materials the criteria established by the author of this work were adopted. By means of what was worked in classrooms, it was remarkable that the school and the books are essential in the construction of the students' knowledge, as well as in the demystification of erroneous conceptions in relation to insects. Seeking to inquire into the existing anthropocentric views and present the ecological dimensions of this group, that is, it is necessary to shift the approach of the subjects related to the study of living beings from a vision strictly focused on human utilitarianism to one that considers and appreciates their relations with the environment. In this way, based on this understanding, actions will assume a new meaning, based on a more discerning understanding about living beings and the environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48323
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_lfpaiva.pdf724,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.