Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil
Autor(es): Nascimento, Daniel Lima do
Farias, Gilmar Alves de
Palavras-chave: Educação Infantil;Meios de Ensino;Desenvolvimento da Leitura;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: NASCIMENTO, Daniel Lima do; FARIAS, Gilmar Alves de. Histórias infantis: a influência das histórias infantis na educação das crianças no Brasil. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 159-170.
Resumo: A pesquisa traz a contação de estória e o seu desenvolvimento até na área da imaginação da criança e sua influência benéfica ou maléfica, pois existem estórias que alimentam inferioridade, discriminação, vingança e morte. Por isso, deve-se ter bastante cuidado com o tipo de literatura que as nossas crianças estão tendo contato. Ressalta-se, portanto, que a criança brasileira tende a buscar com o passar do tempo outras brincadeiras que contenham o teor das fábulas e lendas presentes na literatura deste país, porque em sua imaginação ainda se encontra essas estorinhas tão vivas na memória dos infantes. Desta forma, desenvolveremos esta pesquisa com base na análise de contos, de transmissão educacional das crianças brasileiras e de correspondência delas em suas práticas diárias através dos contos.[...] Nesse sentido, o objetivo geral dessa investigação é analisar até que ponto as estórias infantis têm influenciado na educação das crianças no Brasil na perspectiva pedagógica, tendo como objetivos específicos, portanto, os seguintes pontos: apresentar as influências boas ou não que os contos infantis deixam como marcas no desenvolvimento das crianças; destacar a importância da leitura; e observar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48251
ISBN: 978-85-217-0201-6
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_dlnascimentogafarias.pdf160,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.