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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A letra do meu nome: o trabalho com nome próprio na educação infantil como prática de letramento
Autor(es): Silva, Bianca Rodrigues
Melo, Claudiana Maria Nogueira de
Palavras-chave: Educação Infantil;Educação Básica;Desenvolvimento da criança;Processo de ensino-aprendizagem
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: SILVA, Bianca Rodrigues; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. A letra do meu nome: o trabalho com nome próprio na educação infantil como prática de letramento. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 171-183.
Resumo: Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) regulamentou a Educação Infantil como etapa formal da Educação Básica, o que pode ser constatado através do artigo 29: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.[...] Sendo então um território de lutas pelos direitos das crianças e pela compreensão da relação indissociável do cuidar e do educar, a Educação Infantil tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança por meio de uma práxis pedagógica emancipatória, onde a criança é vista como sujeito ativo desse processo. Para tanto, não se pode abrir mão das contribuições de estudos e pesquisas nessas áreas, conferindo assim um rigor científico; muito menos da intencionalidade das ações pedagógicas que perpassam as salas de atividades próprias desta etapa.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48231
ISBN: 978-85-217-0201-6
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