Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48216
Tipo: Resumo
Título: Conflitos fundiários no assentamento Sabiaguaba em Amontada - CE
Autor(es): Silva, Renata de Araújo
Santos, Ruggeri Mikahaknem Mariano
Moreira, Maria Lúcia de Sousa
Palavras-chave: Acesso à Terra;Especulação Turística;Regularização Fundiária
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Renata de Araújo; et al. Conflitos fundiários no assentamento Sabiaguaba em Amontada - CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Os alunos PET Agrárias Conexões de Saberes, a partir do estágio de vivência do Programa residência Agrária - PRA conseguem ter uma percepção do campo de uma maneira mais holística. Tendo o agricultor como o centro das ações, desta forma os diferentes obstáculos que as famílias campesinas vem enfrentando, dentre eles os conflitos fundiários que surgem desde a luta pela conquista da terra. Os atuais conflitos no campo brasileiro são consequências de um período colonial onde os menos favorecidos não tinham direito a terra. O presente trabalho realiza um estudo dos conflitos fundiários do assentamento rural Sabiaguaba em Amontada no Ceará a partir do histórico de luta e construção do assentamento. Para isto foram realizadas visitas técnicas onde se aplicou as primeiras etapas da Metodologia de Análise e Diagnóstico dos Sistemas Agrários (MADSA): leitura de paisagem, que consiste em uma caminhada preliminar por toda a extensão do assentamento observando os tipos de vegetação predominantes como também os tipos de solos. Com a leitura de paisagem se observou que os assentados de Sabiaguaba já perderam uma considerável parte do assentamento para as comunidades vizinhas, não tendo mais acesso à terra, prejudicando a eficiência agrícola do assentamento. Já com o quadro histórico onde foram feitas entrevistas com os moradores mais velhos se observou as interações entre o que ocorreu no passado e sua relação com os dias atuais. Entre outras descobertas, os dados coletados a partir do quadro histórico identificaram a existência de um antigo posseiro morando dentro da comunidade, como também a presença da especulação turística. Devido aos conflitos fundiários, o assentamento Sabiaguaba vem perdendo projetos importantes como a construção de uma agroindústria para o beneficiamento do coco seco. Os órgãos competentes devem agir mais rapidamente para regularizar essa questão que se prolonga há anos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48216
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rasilva.pdf48,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.