Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174
Title in Portuguese: O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação
Author: Costa, Romilson Moreira da
Sales, Ana Flávia Oliveira
Braga, Arlane Ribeiro
Baima, Thays Lenny Mesquita
Porto, Bernadete de Souza
Keywords: protagonismo estudantil
cooperação
PET
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: COSTA, Romilson Moreira da; et al. O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: RESUMO: O presente trabalho é produto de uma reflexão de teorias e experiências envolvidas pelo protagonismo discente e a cooperação, que se deram a partir de vivências proporcionadas de bolsista para bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia, em um compilado de oficinas, que ocorreram no período das férias do primeiro semestre de 2016. Objetiva identificar de que maneira as atividades de cooperação contribuem para o protagonismo estudantil no PET Pedagogia, descrevendo assim como as ações ocorreram, levando em consideração como o protagonismo dos bolsistas em atividades cooperativas pode contribuir para a formação no Programa de Educação Tutorial. A metodologia utilizada se baseia na descrição e reflexão das atividades realizadas no período das férias já supracitadas, a luz das ideias de cooperação segundo Bidegáin (1999) em atividades discentes, o protagonismo de acordo com Barbosa (2004) e como princípio de formação dos bolsistas do programa descrito no Manual de Orientações Básicas - MOB (2006). As vivências aconteceram durante uma semana no período da tarde onde em cada dia bolsistas ministravam as ações, desde o planejar até a execução das mesmas. Os estudantes foram instigados a compartilhar seus saberes por meio de oficinas com temáticas diversificadas. Entre temas que variavam desde atividade manuais e corporais à rodas de conversas sobre gênero e temas de escritos acadêmicos. Todas as oficinas sucederam-se em espaços diversos fora da Universidade buscando um caráter informal e que proporcionasse o lazer para os mesmos, tendo em vista o período no qual foi realizado. Esse tipo de aprendizagem foi autogerida e pensada pelos bolsistas que tomavam a posição principal nas oficinas, sendo estes protagonistas de seu aprendizado e dos demais. Por isso, o protagonismo que é vivenciado acarreta para o grupo uma formação mais consistente e uma postura diferenciada perante as situações que ocorrem dentro e fora da equipe.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rmcosta.pdf50,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.