Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48152
Tipo: Resumo
Título: Curso de analise de dados em fitossociologia
Autor(es): Oliveira, Sabrina Juvenal de
Ribeiro, Rômulo Cavalcante
Bertini, Cândida Hermínia Campos de Magalhães
Palavras-chave: Silvicultura;softwares;capacitação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Sabrina Juvenal de; et al. Curso de analise de dados em fitossociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A fitossociologia é uma área da botânica que estuda as comunidades vegetais com inúmeras interfaces na engenharia florestal e agronômica, especialmente com as áreas de manejo, silvicultura e preservação de áreas. Tendo em vista que essa área de estudo tão importante para o desenvolvimento do futuro engenheiro agrônomo não é muito desenvolvida no curso de Agronomia da UFC, o PET Agronomia organizou o curso de análise de dados em fitossociologia destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, ministrado pelo Prof. Lamartine de Oliveira, com o objetivo de contribuir com a introdução ou solidificação do conhecimento dos alunos nesse ramo, além de apresentar os principais softwares da atualidade. O curso contou com a participação de 12 estudantes, sendo realizado no bloco da Fitossanidade (806), Campus do Pici e teve uma carga horária de 12 horas. O período do curso foi entre os dias 02 a 09 de abril de 2016, sendo subdividido em aulas teóricas no período da noite e complementado com uma atividade prática no Centro de Ciências Agrárias da UFC durante o dia. Os principais tópicos abordados foram: introdução a fitossociologia, parâmetros fitossociológicos, introdução aos softwares Past 2.08, Estimates 9.1 e mata nativa 3. Ao final do curso foi entregue aos alunos uma avaliação sobre o mesmo, onde 50% o avaliaram como ótimo e os outros 50% o avaliaram como bom. Sendo assim, o curso possibilitou aos alunos uma introdução à fitossociologia, bem como um bom encaminhamento aos sistemas fitossociológicos e cumpriu com seu papel de trazer um conhecimento cada vez mais refinado com o intuito de suprir as deficiências na grade curricular e formar profissionais com elevada capacitação técnica e acadêmica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48152
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sjoliveira.pdf49,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.