Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48147
Title in Portuguese: Aplicação de técnicas de previsão de demanda no planejamento da produção numa empresa do ramo de confecção
Author: Moraes, Thais de Castro
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Keywords: Previsão de Demanda
Planejamento de Produção
Confecção
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MORAES, Thais de Castro; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. Aplicação de técnicas de previsão de demanda no planejamento da produção numa empresa do ramo de confecção. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivo detalhar a aplicação de técnicas de previsão de demanda em uma empresa do ramo de confecção, e como estas auxiliam no planejamento dos sistemas produtivos por meio da criação de um plano mestre de produção. A previsão de demanda é um processo de busca por informações acerca das vendas futuras de um determinado item e seus métodos se classificam em qualitativos e quantitativos. Foi utilizado o software Microsoft Excel para a realização de métodos quantitativos, que utilizam dados históricos e correlacionam diversas variáveis para encontrar uma previsão futura. Recolheu-se dados mensais sobre a quantidade de vendas de três peças diferentes nos últimos 24 meses. Primeiramente, fez-se o somatório das quantidades vendidas das três peças mensalmente. Depois, ao final de cada 12 meses, encontrou-se o montante desse somatório e também sua média. Foi possível, então, montar um gráfico das demandas mensais e encontrar uma reta de tendência e sua respectiva equação. Para descobrir as projeções de vendas futuras, calculou-se o coeficiente de sazonalidade, que corresponde ao quociente da venda mensal dos três produtos juntos e a média do somatório anual das vendas dos mesmos. Após encontrar os valores correspondentes a 24 meses, calculou-se a média a cada dois meses iguais, por exemplo de Agosto de 2014 e 2015. Depois, com a equação da reta de tendência previamente descoberta, substituiu-se em sua incógnita os valores de venda de cada mês para encontrar sua tendência. Por fim, multiplicou-se a média do coeficiente de sazonalidade mensal pelo valor encontrado na reta de tendência, obtendo valores precisos das vendas mensais dos próximos 12 meses. A partir desses valores encontrados, foi possível criar um detalhado plano mestre de produção mensal. A realização da previsão foi fundamental para o planejamento da produção, pois deu um maior direcionamento e segurança para auxiliar na tomada de decisões e gestão de cada setor da organização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48147
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_tcmoraes.pdf48,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.