Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48091
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Os aspectos de atuação do pedagogo no processo de treinamento de pessoal em uma editora de Fortaleza
Autor(es): Ribeiro, Vanessa Maria Brasileiro
Araújo, Israel
Farias, Gilmar Alves de
Palavras-chave: Pedagogia Organizacional;Experiências Pedagógicas;Capacitação para o Magistério
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: RIBEIRO, Vanessa Maria Brasileiro; ARAÚJO, Israel; FARIAS, Gilmar Alves de. Os aspectos de atuação do pedagogo no processo de treinamento de pessoal em uma editora de Fortaleza. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 85-101.
Resumo: O conceito de Pedagogia Organizacional vem crescendo ao longo do tempo, no entanto, ainda pouco conhecido, pelo fato de a figura do pedagogo estar ligada restritamente à sala de aula. Discutir esse assunto, além de desenvolver a visão de um “novo” campo de atuação para um pedagogo, significa colaborar com novos saberes sobre a ação do pedagogo em ambientes não escolares. Entender, então, como o profissional da pedagogia tem atuado no treinamento de pessoal em empresas se torna necessário para entender esse novo campo pedagógico. Isto é o que será discutido no decorrer desta pesquisa, buscando exemplificar através da atuação de um pedagogo em uma editora de livros da Educação Infantil e Fundamental. Analisar os aspectos que caracterizam o trabalho do profissional da pedagogia que tem atuado no treinamento de pessoal em uma empresa da cidade de Fortaleza - CE, tomando como base suas experiências, caracteriza-se então o objetivo desta pesquisa. É de suma importância entender esses fatores para que se consiga formar um perfil de um pedagogo atuante fora dos ambientes escolares. Para que possamos dar corpo a essa discussão, de início será discutido o conceito de Pedagogia, para que, em seguida, se possa discutir sobre o conceito de Pedagogia Organizacional e sua evolução.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48091
ISBN: 978-85-217-0201-6
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_vmbribeiroiaraujo.pdf178,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.