Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48058
Title in Portuguese: Utilização de cartilha de exercícios para o tratamento de dor lombar em atleta de capoeira: relato de experiência
Author: Xavier, Antonio Huydson Ferreira
Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Rodrigues, Helena Larissa das Neves
Lima, Pedro Olavo de Paula
Keywords: Cartilha
Dor lombar
Fisioterapia
Issue Date: 2016
Citation: XAVIER, Antonio Huydson Ferreira et al. Utilização de cartilha de exercícios para o tratamento de dor lombar em atleta de capoeira: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Portuguese: INTRODUÇÃO: Dor lombar tem sido observada em jovens atletas, o que pode limitar a participação em sua modalidade esportiva, havendo necessidade de adaptação social e psicológica, além de mudanças em seu treinamento. OBJETIVO: Verificar a eficácia da utilização de uma cartilha de exercícios para tratamento de dor lombar em um atleta de capoeira. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização de uma cartilha de exercícios como forma complementar de tratamento para dor lombar. Foi realizada a avaliação da paciente IBS, 24 anos, sexo feminino, atendida pela Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE) da Universidade Federal do Ceará, durante o período de abril a julho de 2016. No exame físico, a paciente queixou-se de dor ao realizar todos os movimentos da coluna (flexão, extensão, rotações e inclinações) com pontuação 6 na Escala Visual Analógica (EVA); apresentou déficit de amplitude de movimento (ADM) para flexão de quadril, 50° no membro inferior (MI) direito e 54° no esquerdo, devido a encurtamento da musculatura dos membros inferiores. O tratamento ocorria uma vez por semana, com duração de 60 minutos. No primeiro atendimento, conversou-se com a paciente a respeito de sua disfunção na coluna lombar. Posteriormente, a paciente foi orientada a realizar os seis exercícios da cartilha elaborada pela LIFE três vezes na semana em dias alternados. Associado a isso, nos dias do atendimento ambulatorial, realizava-se alongamento de MI; mobilização neural; exercícios de estabilização da coluna lombar. RESULTADOS: Após quatro meses de atendimento, foi realizada a reavaliação da paciente. Esta não apresentou queixas álgicas ao realizar os movimentos e aumentou sua ADM para flexão de quadril, 64º no MI direito e 60° no esquerdo. CONCLUSÃO: A utilização de cartilha de exercícios torna o paciente mais consciente da sua condição clínica, possibilitando que ele seja o protagonista do seu tratamento, havendo uma recuperação mais duradoura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48058
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ahfxavier.pdf51,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.