Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48057
Tipo: Resumo
Título: Gestão de águas no projeto ICA sustentàvel
Autor(es): Lima, Ayeska Haisa Alexandre de
Nascimento, Anderson Souza do
Ribeiro, Álef Vasconcelos
Muniz, Amanda Lívia Gomes
Gouveia, Sandro Thomaz
Palavras-chave: Sustentabilidade;Água;ICA
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Ayeska Haisa Alexandre de et al. Gestão de águas no projeto ICA sustentàvel. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A água é um dos elementos essenciais para o funcionamento do planeta, ocupando 70% da superfície terrestre. Entretanto há uma pequena quantidade de água ideal para o consumo humano. Além disso, em alguns lugares do mundo as condições climáticas fazem com que ocorra o fenômeno da seca, como ocorre principalmente no Nordeste do Brasil. Tendo em vista essa problemática o Projeto ICA Sustentável tem desenvolvido ações sustentáveis. Dentre as linhas de atuação encontra-se a referente a água. Sendo assim diversas estratégias foram planejadas no sentindo de minimizar se uso ou promover o reuso. A primeira foi referente a diminuição da vazão das caixas de descargas dos vaso sanitários dos banheiros do ICA, com inserção de uma garrafa PET de 1,5 litros, o que pode acarretar um redução do consumo. Uma estimativa das 54 caixas existentes, 10 descargas diárias, em um mês tem-se uma economia de 16,4 mil litros de água por mês, aproximadamente. Outra ação foi a ativação de um poço artesiano que fez com que a conta de água da CAGECE fosse zerada e assim suprisse toda a necessidade do ICA, o valor médio dessa conta era da ordem de R$ 2.500,00 por mês, e 30.000,00 por ano. Uma terceira ação corresponde em aproveitar a água de condensação dos condicionadores de ar para aguação dos jardins do ICA. Desta forma foi possível iniciar um processo de adequação de uso, reuso de água e redução de custos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48057
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ahalima.pdf50,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.