Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48055
Tipo: Resumo
Título: Consumo e produção de alimentos naturais: uma análise do nordeste por municípios
Autor(es): Souza, Antonio Gleidson Lopes de
Luna, Alana Teles
Santos, Lucas Ferreira
Feitosa, Patrine Barreto
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Nordeste;Segurança alimentar;Produtos agrícolas
Data do documento: 2016
Citação: SOUZA, Antonio Gleidson Lopes de et al. Consumo e produção de alimentos naturais: uma análise do nordeste por municípios. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Uma das principais preocupações mundiais dos últimos anos tem sido a produção de alimentos com a finalidade de atender ao consumo populacional cada vez mais crescente. “O Brasil tem um papel importante nesse processo, já que o país tem capacidade de se tornar nas próximas décadas o maior exportador de alimentos do mundo, com uma produção capaz de atender tanto a demanda interna, como a externa e contribuir para alimentar o mundo”(Ascom/FAO). Porém , tendo em vista que o Brasil é um país com grandes desigualdades não se pode fazer generalizações em escala nacional, especialmente se o objetivo for traçar políticas públicas. Isso fica claro no âmbito da produção de alimentos. A heterogeneidade entre as regiões deve ser assumida quando se deseja identificar áreas com maior risco de escassez alimentícia, como também áreas de grande potencial produtivo. Assim, busca-se neste estudo, analisar o consumo e aprodução de alimentos naturais no Nordeste. A escolha da região envolve suas características socioeconomicas (maior percentual de pobres) e climáticas (exposição a secas que frequentemente compromete a produção de alimentos). Além disso, a região apresenta o segundo maior indice de insegurança alimentar dentre as cincos regiões brasileiras com exemplos de casos graves de desnutrição entre individuos de várias idades diferentes. Para alcançar o objetivo proposto foram analisados dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, correspondentes às variáveis: consumo per capita de alimentos, população total e produção agrícola, no período 2000 a 2010. Os principais resultados mostraram que feijão e arroz são os dois alimentos mais consumidos na região. Observou-se, ainda, que mesmo dentro da região há heterogeneidade entre municípios e que muitos deles não são autossuficientes. Dessa forma, conclui-se que é premente a elaboração e implementação de uma política de segurança alimentar para a região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48055
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aglsouza.pdf49,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.