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Tipo: Dissertação
Título: O uso de objetos de aprendizagem como instrumento diferenciado para o ensino de análise combinatória
Título em inglês: The use of learning objects as a tool for differentiated teaching of combinatorial analysis
Autor(es): Silva, Fernando Hugo Martins da
Orientador: Silva, Jonatan Floriano da
Palavras-chave: Análise combinatória;SPSS (Programa de computador);Pesquisa - Acaraú
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Fernando Hugo Martins da. O uso de objetos de aprendizagem como instrumento diferenciado para o ensino de análise combinatória. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este estudo mostra a utilização de objetos de aprendizagem para o ensino de Análise Combinatória e como os mesmos podem contribuir de forma interativa para a aprendizagem dos alunos. Nessa medida, o objetivo deste trabalho é verificar se a utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de Matemática favorece uma melhor assimilação dos conteúdos de análise combinatória. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 18 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, situada em Acaraú, Ceará. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para coleta de dados foram: atividades do RIVED, questionário socioeconômico e teste composto de questões sobre permutação, arranjo e combinação. Os dados foram analisados através de um programa estatístico, o SPSS e Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (experimental) em relação ao grupo que recebeu aula tradicional (controle).
Abstract: This paper shows the use of learning objects to the teaching of Combinatorial Analysis and how they can contribute to interactive way to the students learning. As such, the objective of this work is to verify if the use of learning objects in Mathematics classes promotes better assimilation of the combinatorial analysis. Therefore, we chose an experimental study in which 18 students participated at the 2nd year of Escola Estadual de Educação Professional (State School of Professional Education) Marta Maria Giffoni de Sousa, located in Acaraú, Ceará. These were chosen and divided randomly and equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: RIVED activities, socioeconomic questionnaire and test consisting of questions about permutation arrangement and combination. The data were analyzed using statistical programs, SPSS and Microsoft Excel. The results show to a superior performance of the group that was differentiated class (experimental) compared to the group that received traditional class (control).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4804
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