Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031
Tipo: | TCC |
Título: | Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica |
Autor(es): | Tabosa, Francisco Romário Silva |
Orientador: | Loiola, Maria Iracema Bezerra |
Coorientador: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palavras-chave: | Ensino de botânica;Botânica;Experiências;Formação docente |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | TABOSA, Francisco Romário Silva. Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica. 2016. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O ensino de botânica nas escolas enfrenta certa dificuldade de envolver alunos e professores. Como causas dessa dificuldade podem ser citadas o uso de metodologias que não despertam a atenção dos alunos, ausência de equipamentos que auxiliem nas aulas e a má formação de professores que não possuem segurança para lecionar assuntos de botânica. Com o objetivo de avaliar a abordagem do ensino de botânica no ensino médio foram feitas entrevistas com professores da rede pública e privada de ensino do Estado do Ceará. Neste trabalho relatamos também as experiências vivenciadas por um licenciando em Ciências Biológicas, a fim de evidenciar como estas experiências contribuíram para sua formação docente. Na visão dos professores, o ensino de botânica apresenta uma ampla utilização de terminologia, distanciando assim da realidade dos alunos e tornando as aulas pouco motivadoras. Se faz necessário que o professor reflita sobre a prática docente, com o intuito de trazer inovações metodológicas para a sala de aula. Sendo interessante, sempre que possível, que o professor ministre aulas práticas no laboratório ou mesmo fora do ambiente escolar, podendo utilizar como espaço as praças, jardins ou parques. As experiências vivenciadas durante o curso de graduação dentro e fora do âmbito da Universidade Federal do Ceará, incluindo o Programa Ciência sem Fronteiras contribuíram consideravelmente para a minha formação docente, de forma a refletir sobre novas metodologias para trabalhar assuntos relacionados à botânica em sala de aula. |
Abstract: | The teaching of botany in schools has a hard time when it comes to getting students and teachers involved. Such difficulty can be caused, for example, by the use of methodologies that do not stimulate student’s interest, by the lack of equipments that aid in class, and by the deficient academic education, which causes lack of confidence in teachers when they have to teach botany subjects. Teachers from private and Ceara State public schools were interviwed in order to assess how teaching botany is approached in high school. In addition, some academic experiences from an undergraduate student were reported in order to verify how these experiences contributed to his education. From the teachers’ point of view, teaching botany broadly requires the use of specific terminologies, whose use feels unpractical for students, making classes rather demotivating. It’s necessary that teachers think over their teaching practice so that they can innovate the methodologies used during class. It is interesting that, whenever possible, teachers runs practical classes in laboratories or even outside of the school, for instance, bringing students to squares, gardens or parks. The experiences I had during my undergraduate course contributed to my teaching education, making me think over new methodologies to approach subjects related to botany in class. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_frstabosa.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.