Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48014
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Algumas considerações sobre o racismo brasileiro e suas consequências
Autor(es): Meijer, Rebeca de Alcântara e Silva
Palavras-chave: Educação;Racismo;Análise histórica
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: UFC Edições
Citação: MEIJER, Rebeca de Alcântara e Silva. Algumas considerações sobre o racismo brasileiro e suas consequências. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre(orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p. 213-225.
Resumo: Escrever sobre o racismo nunca me parece demais, mesmo consciente da opinião de alguns pesquisadores e militantes do movimento negro sobre a sua evidência. Para eles o que precisamos fazer agora é construir estratégias de poder, tais como políticas de ação afirmativa, que sejam capazes de diminuir a desigualdade de toda ordem entre a população branca e a população negra na sociedade brasileira. No entanto a entrada no século XXI se mostra propícia, por todo um movimento de lutas, resistência e construção intelectual, à formação e sensibilização da nação sobre os elementos históricos e culturais próprios da população negra brasileira. Para quem está respirando há muito as teorias que alicerçam a luta do movimento negro, realmente falar em racismo se torna redundante. Contudo para a grande maioria da população, esse é um tema que ainda não foi devidamente incorporado. Assim, esse texto pretende contribuir com algumas informações sobre o referido tema para que os leitores possam conhecer um pouco mais o assunto e passem a refletir com mais esses elementos sobre a questão. (...) Uma vez esclarecido o que significa o racismo, pretendo desenvolver o debate em torno de dados que nos indicam a situação da maior população negra fora da África, ou seja, o povo negro brasileiro, visitando a sua face racita. Faremos uma breve passagem pela história e conheceremos as ideologias que ajudaram a construir o estigma d,l cor negra no Ocidente. Apresento também elementos para analisarmos como o estigma da cor negra se impregnou em nossa sociedade e finalmente as conseqüências do racismo para a sociedade contemporânea em nosso país. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48014
ISBN: 85-7282-194-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_capliv_rasmeijer.pdf7,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.