Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47948
Tipo: Resumo
Título: Aspectos reprodutivos do molusco bivalve anomalocardia brasiliana ao longo do litoral brasileiro
Autor(es): Ramos, Antônio Rafael Lima
Marinho, Reynaldo Amorim
Palavras-chave: Anomalocardia Brasiliana;Biologia reprodutiva;Fatores ambientais
Data do documento: 2016
Citação: RAMOS, Antônio Rafael Lima; MARINHO, Reynaldo Amorim. Aspectos reprodutivos do molusco bivalve anomalocardia brasiliana ao longo do litoral brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Habitantes da infauna, a espécie Anomalocardia brasiliana, molusco bivalve pertencente à família Vineridae, apresenta-se como indivíduos dioicos, não apresentando características externas ou internas visíveis que permitam a diferenciação entre os sexos, diferença possível de ser constatada apenas a nível gonadal. Possui sistema reprodutor simples, no qual sofre alterações no ciclo reprodutivo de acordo com os fatores abióticos presentes no ambiente em que vivem. Objetivando encontrar padrões de relação entre o ciclo reprodutivo desses mariscos e os fatores ambientais que podem interferir no processo de liberação dos gametas, foi realizado um levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas ao longo do litoral brasileiro que utilizaram como metodologia o corte histológico para determinação dos aspectos reprodutivos das populações estudas, nos quais envolvem a idade de maturação e o período de liberação dos gametas nos indivíduos maduros. Através da comparação dos dados obtidos com os aspectos ambientes presentes em cada macrorregião, foi possível identificar alterações significativas entre os ciclos reprodutivos existentes entre as diferentes comunidades ao longo do litoral brasileiro, acompanhado de leves alterações entre comunidades habitantes de uma mesma região. Observou-se como fatores dessas alterações a amplitude térmica e principalmente os diferentes regimes pluviométricos ao longo da costa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47948
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aflramos.pdf48,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.