Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47942
Tipo: Resumo
Título: Revisando suspensão e salários retidos: operariado têxtil cearense em luta na justiça do trabalho (1960-64)
Autor(es): Araújo, Jormana Maria Pereira
Neves, Frederico de Castro
Palavras-chave: Direitos;Justiça do trabalho;Operariado têxtil
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAÚJO, Jormana Maria Pereira; NEVES, Frederico de Castro. Revisando suspensão e salários retidos: operariado têxtil cearense em luta na justiça do trabalho (1960-64). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Qual a percepção de relações de trabalho que tinham os trabalhadores do Cotonifício Leite Barbosa (Fábrica Santa Cecília, instalada no Distrito de Parangaba, em 1945)? Minha hipótese é que à medida que ganhava fôlego uma experiência positiva com a Justiça do Trabalho, os trabalhadores passaram a apostar nela como meio de arrancar dos patrões direitos que percebiam estar engavetados, segundo a fala de um trabalhador da época, em especial aqueles que se estabeleciam na relação entre indivíduos, patrões e trabalhadores não abarcados pelas greves, uma vez que essas últimas lidavam com lutas coletivas de largo alcance (aumento de salário e redução da jornada, por exemplo). Revisão de suspensão ou de demissão consideradas arbitrárias, anotação correta em carteira profissional ou mesmo pagamento de aviso prévio compõem um arsenal de reivindicações que parecem isolados entre si, mas que são conectados na tese em curso quando se visa dar visibilidade a um ambiente conflituoso, repleto de perseguições e arbitrariedades, embora se insinue num estado de latência, onde a resistência mais parece estar abatida, silenciada. Nomeado por discurso oculto por James Scott, tal ambiente é a base do discurso público, bastante perigoso às classes dominantes. Para esse intento, localizo essa comunicação no campo da História Social do Trabalho, utilizando-me de metodologia que analisa os termos do direito e do recurso processual, via Justiça do Trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47942
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jmparaujo.pdf50,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.