Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47920
Title in Portuguese: Avaliação da simulação do comportamento de grupos de estacas escavadas em perfil de solo granular a partir de funções de transferência de carga
Author: Cerqueira Junior, Edno
Advisor(s): Moura, Alfran Sampaio
Keywords: Geotecnia
Fundações (Engenharia)
Load transfer curves
Pile groups
Group effect of piles
Estimation of settlements
Issue Date: 1-Aug-2019
Citation: CERQUEIRA JUNIOR, E. Avaliação da simulação do comportamento de grupos de estacas escavadas em perfil de solo granular a partir de funções de transferência de carga. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Geotecnia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Funções de transferência de carga, como curvas t-z e q-z, aliadas a programas computacionais são hoje largamente utilizadas em projetos geotécnicos de fundações. Devido às elevadas cargas provenientes das estruturas a que hoje as fundações são submetidas, tornou-se frequente o uso de fundações profundas em grupos de estacas, em vez de isoladas. Inserida nesse contexto, esta pesquisa avalia metodologias de previsão de capacidade de carga e recalques de grupos de estacas, a partir de simulações computacionais baseadas em curvas t-z e q-z. O software RS Pile foi usado na simulação da curva carga-recalque de uma estaca isolada submetida a uma prova de carga estática. A partir dos resultados da análise da estaca isolada, foram aplicados os fatores de eficiência de grupos (h) e de recalques (x) na previsão de capacidades de carga e recalques de grupos de estacas. O primeiro fator foi usado na determinação direta das capacidades de carga, enquanto o segundo foi empregado na geração de curvas carga-recalque dos diversos grupos de estacas avaliados. Para a determinação da capacidade de carga, tanto das estacas submetidas aos ensaios experimentais quanto das curvas carga-recalque simuladas, foram utilizadas a metodologia de Van der Veen (1953) e a fornecida pela NBR 6122 (ABNT, 2010). Ao final, todas as previsões são comparadas com determinações feitas a partir de ensaios realizados em fundações executadas no Campo Experimental de Geotecnia e Fundações da Universidade Federal do Ceará (CEGEF-UFC). As comparações demonstraram excelente concordância entre as curvas carga-recalque das estacas isoladas e de grupos simuladas com as experimentais. As previsões de capacidade de carga realizadas a partir do fator de recalques (x) foram bastante concordantes em relação aos valores experimentais, a mesma concordância não foi observada nas previsões realizadas pela aplicação das eficiências de grupo (h). Por fim, a aplicabilidade das metodologias utilizadas na pesquisa foi avaliada em relação à de métodos semi-empíricos, convencionais, de previsão de recalques e de capacidade de carga. Foi proposta ainda uma sequência de passos para a implementação da metodologia identificada como mais concordante na presente pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47920
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DEHA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_ecerqueirajunior.pdf5,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.