Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47893
Title in Portuguese: Composição da microbiota presente no biofilme perifítico durante cultivo de tilápia do nilo (oreochromis niloticus)
Author: Silva, Jessica Lucinda Saldanha da
Carvalho, Rubson Mateus Matos
Carvalho, Fátima Cristiane Teles de
Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Sousa, Oscarina Viana de
Keywords: Bhct
Piscicultura
Agregados microbianos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Jessica Lucinda Saldanha da et al. Composição da microbiota presente no biofilme perifítico durante cultivo de tilápia do nilo (oreochromis niloticus). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O biofilme é constituído por microrganismos (bactérias, fungos, algas) e detritos associados a superfícies submersas envolvidas por matriz exopolissacarídica. Os sistemas aquícolas baseados em substratos submersos para desenvolvimento de biofilme já são empregados em cultivos de peixes, por melhorar a qualidade de água e disponibilizar alimento natural. Dentre os microrganismos presentes no biofilme podem-se destacar as bactérias heterotróficas cultiváveis totais (BHCT), as quais desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes. No entanto é desconhecida a dinâmica desse grupo bacteriano no biofilme durante o cultivo de tilápia. Assim, o objetivo da pesquisa foi realizar o acompanhamento da variabilidade de BHCT na estrutura perifítica, através do isolamento e caracterização morfológica dessas bactérias durante cultivo de tilápia. Aos tanques experimentais de cultivo foram acrescidas placas de PVC de forma a favorecer o desenvolvimento do biofilme. Amostras do biofilme foram coletadas quinzenalmente durante dois meses. Foram preparadas diluições seriadas em solução salina 0,85% que foram espalhadas pela técnica Pour Plate em ágar PCA. Após o período de incubação (24h/35ºC), dez colônias foram selecionadas, purificadas e posteriormente submetidas à caracterização morfotintorial pela técnica de coloração de Gram. Como resultado, foi obtido um total de 50 cepas bacterianas. Sendo 14 isolados como bastonetes Gram positivos e 10 Bastonetes Gram positivos formadores de esporos. Vinte e dois dos isolados apresentaram-se como bastonetes Gram negativos. O grupo bacteriano com menor frequência foi o dos cocos Gram positivos com um total de 04 isolados presentes nas 2ª e 3ª coletas de forma equitativa. Houve uma similaridade no número de bactérias com paredes celulares diferentes e variabilidade na morfologia das BHCT. Esse equilíbrio pode ser um indicativo do equilíbrio dos flocos microbianos e da seletividade dos membros desse microcosmo dentro do sistema de cultivo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47893
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jlssilva.pdf51,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.