Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47890
Title in Portuguese: Descrição de recursos bibliográficos em MARC 21: estratégias de conversão para formatos de intercâmbio multiplataforma
Author: Ferreira, Jefferson Leite Oliveira
Pinto, Virgínia Bentes
Keywords: Recursos bibliográficos
Representação da informação
Metadados digitais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FERREIRA, Jefferson Leite Oliveira; PINTO, Virginia Bentes. Descrição de recursos bibliográficos em Marc 21: estratégias de conversão para formatos de intercâmbio multiplataforma. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O século XX assistiu a uma evolução ascendente do conhecimento registrado, documentado pelos belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine no Traité de Documentation e com o emblemático artigo As We May Think escrito por Vannevar Bush em 1945. No âmbito das bibliotecas, a Library of Congress desenvolveu em 1960 o formato Machine Readable Cataloging – MARC, cuja finalidade consiste em padronizar a descrição bibliográfica para fins de intercâmbio entre bibliotecas mediante um formato legível por máquina. Posteriormente, com a adesão de novas bibliotecas ao formato, foram criadas variações, como a UKMARC no Reino Unido o USMARC dentre outros. Na segunda metade dos anos 90, com o advento e disseminação dos metadados descritivos, a prática da catalogação passou por novas e profundas transformações. Estudos de esquemas de metadados digitais conduzidos por autores como (ASSUMPÇÃO, 2013;DUNSIRE, 2003; FERREIRA, 2013; KHOO, 2015), ampliam o escopo do controle descritivo a partir da própria estrutura dos metadados já utilizados na web e ressaltam a flexibilidade e interoperabilidade como requisitos emergentes para o ambiente multiplataforma. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva definir estratégias de representação de registros bibliográficos do formato MARC 21 para os esquemas de metadados MARCXML, Metadata Authority Description Schema - MADS e Resource Description Framework - RDF, através dos cabeçalhos de autoridade e assunto como categorias de análise. Serão levantadas 200 entradas autorizadas mediante adoção de dois critérios de análise a saber: redundância em sobrenomes compostos para o campo de autoridade de nomes e cobertura temática das remissivas para o campo de autoridade de assuntos. A pesquisa em curso no Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará sinaliza como contribuição para o tema em língua portuguesa bem como aponta novas estratégias para representação bibliográfica no cenário multiplataforma.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47890
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jloferreira.pdf52,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.