Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47860
Tipo: | Resumo |
Título: | Educação Física sob a perspectiva da educação especial |
Autor(es): | Bezerra, Ana Alice Lopes Chereguini, Paulo Augusto Costa |
Palavras-chave: | Experiência;Educação Física;Educação Especial |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | BEZERRA, Ana Alice Lopes; CHEREGUINI, Paulo Augusto Costa. Educação Física sob a perspectiva da educação especial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumo: | Introdução: A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal à educação regular e o seu público alvo é a população que requer atendimento nos níveis e etapas dessa modalidade de ensino. Esse atendimento deve buscar identificar, elaborar e organizar vias pedagógicas e de acessibilidade considerando as necessidades individuais que visam a autonomia e independência. Assim, também para as populações atendidas pela educação especial, a prática regular de exercícios físico, atividades desportivas organizadas ou recreativas melhoram o estado geral de saúde prevenindo algumas patologias. Objetivos: Relatar a experiência de atividades realizadas na perspectiva de Educação Física Especial junto ao Professor Dr. Paulo Chereguini no Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES. Metodologia: O presente estudo é um relato de experiência sobre a participação no programa de bolsa de iniciação acadêmica no ano de 2016. Resultado: Foi realizada a catalogação e categorização de material didático apresentado pelos discentes das disciplinas de Introdução a Educação Especial e Educação Física Adaptada, auxílios nas avaliações das disciplinas acima, visitas a locais com atendimento às populações especiais onde os profissionais de educação física atuam (O Centro de Neurorreabilitação SARAH em Fortaleza e O Pequeno Cotolengo Dom Orione em Caucaia), leituras e discussões com as temáticas de Esporte Adaptado e a Educação Física Especial, além de uma co- participação observacional em uma pesquisa em andamento e a participação no grupo de estudo: Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico. Conclusões: A partir das visitas e os estudos foram desenvolvidas habilidade acadêmicas e de pesquisa relacionadas as práticas desportivas destinadas ao público que são contemplados com a educação especial, explorando assim um novo campo de atuação para o profissional de Educação Física e expandido conhecimento científico acerca da temática abordada. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47860 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aalbezerra.pdf | 49,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.