Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47801
Title in Portuguese: Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior
Author: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Santos, Paula Perin dos
Keywords: Escritas
Criação
Letras-Biografismos
Issue Date: 2019
Publisher: PACO
Citation: VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; VICENTINI, Paula Perin. Desenvolvendo a escrita pessoal em ambiente acadêmico: uma experiência no ensino superior. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês (orgs.). Reflexões sobre a produção escrita no contexto escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
Abstract in Portuguese: Escrever não é apenas um exercício de alinhar frases, é muito mais um exercício de criação. Não somente de criação de texto, mas também de criação de um escritor. Este estudo trata sobre uma experiência de ensino da escrita realizada na Universidade Federal do Ceará, após a criação da disciplina Biografismos: Pesquisa e Formação, desde o segundo semestre de 2015, ofertada semestralmente para alunos de graduação, no curso de Letras, em caráter opcional, e aberta a todos os alunos da universidade. É uma disciplina de 4 créditos, contabilizando 64 horas/aula, ministrada em dois encontros de dois créditos por semana, ou seja, 32 encontros semestrais. O objetivo da disciplina é estimular no aluno graduando de Letras – ou de outros cursos – a habilidade da escrita pessoal, embora também esteja prevista e seja feita uma ligação com a escrita acadêmica, notadamente o relatório de estágio e o memorial acadêmico. Tendo como foco a escrita narrativo-biográfica, esta disciplina tem atraído alunos dos diversos semestres dos diferentes cursos dessa universidade, e que têm vontade e necessidade de desenvolver sua escrita. Acreditamos que o processo de escrita se faz de maneira mais natural, e desse modo mais fiel às correções e coerções de escrita, logo que o processo se faz atrelado ao prazer de escrever. A metodologia de aplicação de atividades na disciplina parte do programa do professor, mas também do próprio aluno, que poderá, a cada encontro/aula apresentar seus escritos e terá a oportunidade de elaborar hipóteses de construções frasais das quais sente necessidade ao construir seu texto escrito. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47801
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-462-1599-7
Appears in Collections:PPGL - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_smfvasconcelos.pdf464,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.