Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770
Title in Portuguese: Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
Author: Lima, Ivoneide Pinheiro de
Santos, Maria José Costa dos
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Matemática - Ensino
Didática
Magistério
Issue Date: 2010
Publisher: REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura
Citation: LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. Matemático, o licenciado em matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano n. 5, v. 6, p. 42-52, jan. 2010.
Abstract in Portuguese: A concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade. Por acreditar que a atitude do professor, em sala de aula, pode influenciar na aprendizagem dos alunos, discutiremos neste artigo os diferentes papéis dos profissionais que ensinam matemática, nesse caso, o matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo, no sentido de contrastar os interesses, os saberes e os significados atribuídos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, uma breve descrição dos aspectos históricos da formação desses profissionais no Brasil, com o intuito de compreender o modelo de ensino que existe hoje nas escolas e determinadas atitudes que os professores expressam em sala de aula. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47770
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_iplima.pdf166,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.