Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47739
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática: a experiência da oficina de educação estatística (tratamento da informação) baseada na Sequência Fedathi |
Autor : | Silva, Miguel Angelo da Rodrigues, Iliane Maria Pimenta Sampaio, Aline Rodrigues Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave : | Formação;Estatística- Ensino;Sequência Fedathi |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | CONEDU |
Citación : | SILVA, Miguel Angelo da; ROGRIGUES, Iliane Maria Pimenta; SAMPAIO, Aline Rodrigues; SANTOS, Maria José Costa dos. Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática: a experiência da oficina de educação estatística (tratamento da informação) baseada na Sequência Fedathi. IN: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 15-18 set. 2017, João Pessoa (PB). Anais... João Pessoa (PB): CONEDU. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A universidade é uma instituição formadora que tem como papel fundamental ampliar a construção do conhecimento da sociedade humana, fazendo com que docentes sejam o elemento transformador e intelectual dos processos formativos e educativos e discentes sejam a parte principal em ampliar seus saberes, capacidades e habilidades na sua respectiva área de educação. Nesse contexto, o artigo trata de um relato de experiência utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi vivenciada numa oficina de educação estatística (tratamento da informação), por meio de um curso de extensão chamado de formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental organizado pelos professores Dra. Maria José Costa dos Santos, Dr. Gilmar Alves e Dr. Hermínio Borges Neto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC) no mês de outubro de 2016. Entre os autores que nortearam o artigo foram Novaes e Coutinho (2009), Saviani (2009), Santos (2015), Borges Neto e Sousa (2013) e Barguil (2012 e 2013). Tendo como metodologia da pesquisa qualitativa, descritivo, explicativa, aplicada e bibliográfica. Com a aplicação da metodologia de ensino no curso de formação inicial e continuada, os resultados mostraram favoráveis a compreensão do conteúdo tratamento da informação na elaboração de tabela e gráfico, favorecendo a construção do conhecimento estatístico por parte dos participantes. Além disso, a oficina possibilitou esclarecer alguns pontos de dificuldades perante ensino e aprendizagem em sala de aula nas séries iniciais. Por fim, pode-se considerar que o curso de formação com aplicação da Sequência Fedathi favoreceu a uma prática construtiva de como tentar minimizar as lacunas em sala de aula, de modo que haja um ensino que propicie o raciocínio e troca de experiências na construção do conhecimento matemático e estatístico no ensino fundamental. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47739 |
ISSN : | 2358-8829 |
Aparece en las colecciones: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_massilva.pdf | 362,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.