Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
Autor(es): Soares Júnior, Jair Lino
Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Ensino Fundamental;Processo de Ensino-Aprendizagem;Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB);Sequência Fedathi
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Pontes
Citação: SOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179.
Resumo: Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jlsjuniormjcsantos.pdf9,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.