Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47649
Title in Portuguese: Análise do investimento de instalação de um sistema de armazenagem de matéria-prima em tanques em empresa de defensivos agrícolas cearense
Author: Pinheiro, Cícero Giácomo Rodrigues
Albuquerque, Filipe Gomes de
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Keywords: Investimento
Armazenagem
Engenharia econômica
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: PINHEIRO, Cícero Giácomo Rodrigues; et al. Análise do investimento de instalação de um sistema de armazenagem de matéria-prima em tanques em empresa de defensivos agrícolas cearense. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Abstract in Portuguese: A competitividade entre as empresas, principalmente no ramo de defensivos agrícolas, tem crescido no decorrer dos anos. Desta forma, torna-se importante que as organizações realizem projetos que busquem à redução dos custos dos produtos, para que apresentem melhores condições a seus clientes e permaneçam competitivas perante as demais, porém, ainda mais em época de crise, deve-se haver cautela nas ações adotadas, checando se elas trazem um retorno válido no investimento efetuado. Considerando isso, esse trabalho, visando dar suporte à decisão sobre o investimento, realizou uma análise da viabilidade econômica de implantação de um novo sistema de armazenagem de produtos líquidos em tanques em uma empresa de defensivos agrícolas, de maneira que ela pudesse substituir as compras de alguns produtos em galões e passasse a adquirir em granel, reduzindo seu custo fixo. Nesse estudo, foram seguidas algumas etapas: levantamento dos custos dos produtos, caracterização do projeto, elaboração do fluxo de caixa resultante da sua implantação e, por fim, a aplicação dos métodos de análise de investimento. Com isso, obteve-se que payback, tempo de recuperação do valor investido, era menor que dois anos e meio, menos de 25% do tempo de vida útil do projeto, a TIR, Taxa Interna de Retorno, foi de 59,04% a.a., sendo 228% superior a Taxa Mínima de Retorno exigida pelo investidor e o VPL, Valor Presente Líquido, foi de R$3.761.833,00, demonstrando uma elavada agregação de riqueza. Todos esses indicadores foram utilizados para comprovar seus benefícios e a viabilidade do investimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47649
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_cgrpinheiro.pdf51,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.