Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47639
Tipo: Dissertação
Título: Determinantes da Eficiência das Escolas Públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma Análise de Dois Estágios
Autor(es): Flores, Lucas Barroso
Orientador: Ferreira, Roberto Tatiwa
Palavras-chave: Eficiência;Modelo de Regressão Fracionária (FRM);Análise Envoltória de Dados (DEA);Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Data do documento: 2019
Citação: FLORES, Lucas Barroso.Determinantes da eficiência das escolas públicas no exame nacional do ensino médio (ENEM): uma análise de dois estágios. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este estudo analisa a eficiência das escolas públicas Brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com objetivo de verificar quais as características da escola, do aluno e de seu background familiar são importantes nos resultados do processo seletivo. Para alcançar o objetivo proposto, são utilizados os microdados do ENEM, Censo Escolar e a base de Indicadores Educacionais do INEP, de uma amostra de 16 Estados brasileiros no ano de 2015. Esses dados são usados através do método da Análise Envoltória de Dados (DEA) de dois estágios. No primeiro estágio, obtém-se uma medida de eficiência relativa de cada escola no processo de produção educacional, as quais são utilizadas como variável dependente no segundo estágio em um Modelo de Regressão Fracionária (FRM). Essa última etapa, indica quais os efeitos significantes dos determinantes analisados na explicação da eficiência obtida no primeiro estágio. Dentre os vários resultados, destacam-se os efeitos positivos, na maioria dos Estados brasileiros analisados, da escolaridade do professor mediano, da quantidade de horas-aula diárias e do índice de regularidade docente. Na maioria dos estados do Sudeste e em Santa Catarina o indicador de renda familiar tem efeito positivo, enquanto na maioria dos estados do Nordeste e na região Norte, essa variável tem efeito negativo. A taxa de distorção de idade é negativa na maior parte dos Estados das Regiões Sudeste e Sul.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47639
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_lbflores.pdf.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.