Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47638
Title in Portuguese: Integração da educação matemática e ambiental: uma abordagem interdisciplinar no contexto da reciclagem de lixo
Author: Soares Neto, Josaphat
Ribeiro, Júlio Wilson
Keywords: Reciclagem
Ensino-matemática
Interdisciplinaridade
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: SOARES NETO, Josaphat; RIBEIRO, Júlio Wilson. Integração da educação matemática e ambiental: uma abordagem interdisciplinar no contexto da reciclagem de lixo. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 892-903
Abstract in Portuguese: Na sociedade globalizada do século XXI é imprescindível repensar a formação ecológica de jovens cidadãos, para promover a preservação planetária. Nessa perspectiva, objetivamos promover a conscientização ambiental, relacionada aos efeitos do acúmulo de lixo, apontando algumas estratégias de solução. Assim, constatamos a importância de estabelecer relações significativas entre a educação matemática e a ambiental, enumerando, analisar dados relacionados à reciclagem do lixo, partindo‐se de gráficos e tabelas, em consonância com o bloco Tratamento da Informação, apontado pelos Parâmetros curriculares Nacionais (1998), sob a ótica da interdisciplinaridade. Efetivou‐se esta proposta através de uma ação pedagógica, realizada junto a alunos do 7oano do ensino fundamental, numa escola pública brasileira, da rede estadual do Ceará. Da análise dos resultados coletados, considerou‐se a proposta relevante, pois possibilitou aos alunos desenvolverem uma visão holística da problemática que envolve o acúmulo do lixo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47638
metadata.dc.type: Tese
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_jsoaresneto.pdf313,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.