Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635
Title in Portuguese: Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula
Author: Santos, Maria José Costa dos
Mendes, Iran Abreu Mendes
Keywords: Renda
Matemática - ensino
Ensino
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: SANTOS, Maria José Costa dos; MENDES, Iran Abreu. Transdisciplinando o ensino de matemática: a renda de bilro na sala de aula. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 1176-1182.
Abstract in Portuguese: Educadores matemáticos têm enfrentado, cada vez mais, o desafio de relacionar os conteúdos matemáticos com a vida social e cultural dos seus educandos, isso se dá por uma necessidade decorrente das novas formas de ensinar e de aprender já assinalada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática‐PCNM (Brasil, 1998). Portanto, se a matemática é parte integrante da cultura e a aprendizage se realiza a partir do já conhecido, então o saber cotidiano, a cultura popular, também precisam ser acionados no ensino da matemática. Objetivamos com essa pesquisa relacionar a renda de bilro com a matemática escolar, explorando conteúdos relacionados a simetria, isometria, propriedades de figuras geométricas, dentre outros conteúdos. Desse modo, buscamos uma abordagem teórico‐metodológica pautada na valorização do trabalho com atividades didáticas, na visão de Mendes (2008, 2009). Concluimos que não basta religar áreas disciplinares internas ao conhecimento científico, sendo necessário aproximar domínios de saberes identificados como opostos e contraditórios por força de um processo civilizacional pautado pela monocultura da mente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47635
metadata.dc.type: Tese
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_mjcsantos2.pdf403,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.