Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47615
Tipo: Resumo
Título: Curso de introdução à eletrônica digital - CIED
Autor(es): Silva, Bruno Vasconcelos
Alcântara, Pedro Victor Rodrigues
Bascopé, René Pastor Torrico
Palavras-chave: Eletrônica;Eletrônica Digital;Curso Introdutório
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Bruno Vasconcelos; et al. Curso de introdução à eletrônica digital - CIED. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Introdução: O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) conta com a disciplina de Eletrônica Digital, dada no terceiro semestre do curso, segundo a matriz curricular vigente. A eletrônica é uma das principais áreas com que o profissional engenheiro eletricista pode vir a trabalhar e, por isso, tem sua importância nessa conjuntura. Essa cadeira é, ao lado de outras no mesmo semestre, uma das primeiras específicas no curso, além de ser requisito para outra cadeira fundamental. Visando fornecer aos graduandos que transitam do segundo para o terceiro semestre um contato inicial com a eletrônica digital, para que estes possam entrar na sala de aula com uma base mais sólida no assunto, o PET Engenharia Elétrica da UFC organiza e ministra, como projeto de ensino, o Curso de Introdução à Eletrônica Digital. Objetivos: Construir nos alunos do curso uma base em eletrônica digital que contribua para um melhor aproveitamento da disciplina. Metodologia: São ministradas 5 aulas ao todo durante uma semana, divididas em três aulas teóricas e duas aulas em laboratório, totalizando 10 horas, e que englobam vários assuntos que constam na ementa inicial da disciplina de Eletrônica Digital vista no curso de graduação. O curso é ministrado por membros do grupo PET e por graduandos que obtiveram alto desempenho quando cursaram a disciplina, e tem sua ementa estabelecida com antecedência. Resultados: De posse das notas que as duas turmas da disciplina no semestre obtiveram, verificou-se que mais de 80% dos alunos que cursaram o CIED em 2016 foram aprovados na disciplina com notas acima da média da turma. Observou-se também um crescente interesse pela área de eletrônica digital demonstrado pelos alunos que cursaram o CIED. Conclusão: Os resultados e a opinião dos alunos do curso mostram que este foi importante para o bom rendimento na disciplina, além de incentivar os alunos nos estudos da área. Portanto, dados os benefícios citados, o curso deve ter continuidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47615
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bvsilva.pdf49,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.