Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo
Autor(es): Lima, Ivoneide Pinheiro de
Santos, Maria José Costa dos
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palavras-chave: Educação infantil;Ensino de Matemática;Aritmética mental;Métodos de aprendizagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Pontes
Citação: LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. O ensino da adição e subtração na formação inicial do pedagogo. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 30-44.
Resumo: As operações básicas fundamentais da Aritmética são de grande importância para a vida da criança, pois, além de estarem presentes nas suas vivências infantis desde muito cedo, constituem uma condição necessária para a vida em sociedade, em razão da sua aplicabilidade direta no cotidiano da humanidade. As situações cotidianas, principalmente do comercio, impulsionaram os nossos antepassados a encontrarem um procedimento mais sistematizado que os ajudasse a resolver seus problemas concretos: "armar contas" e "resolver as contas". Desse modo, o professor deve proporcionar ao estudante um ambiente rico de aprendizagem, abordando técnicas operatórias e resolução de problemas adequados à sua realidade.[...]Este trabalho apoiou-se no pressuposto de que oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc constituem estratégias pedagógicas com potencial para a promoção da aprendizagem de conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo relatar a intervenção desenvolvida com alunos de pedagogia acerca da adição e subtração.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47613
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_iplimamjcsantos.pdf10,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.