Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
Autor(es): Santana, José Rogério
Borges Neto, Hermínio
Rocha, Elizabeth Matos
Palavras-chave: Sequência Fedathi;Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934;Matemática - Ensino
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: SBEM
Citação: SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.
Resumo: A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
ISBN: 2178-034X
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_jrsantana.pdf160,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.