Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47576
Title in Portuguese: Determinantes do desempenho acadêmico e as disciplinas de cálculo: uma análise junto aos discentes do curso de administração. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
Author: Gomes, Aline Ribeiro
Paiva, Nícolas Marques Fernandes
Guimarães, Daniel Barboza
Keywords: Desempenho acadêmico
Cálculo
Análise de correlação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: GOMES, Aline Ribeiro et al. Determinantes do desempenho acadêmico e as disciplinas de cálculo: uma análise junto aos discentes do curso de administração.
Abstract in Portuguese: O bom desempenho do discente acadêmico pode ser influenciado por determinantes relacionados à infraestrutura da instituição de ensino à qual ele pertence, à atuação dos professores dentro da sala de aula, bem como às suas características intrínsecas e provenientes do meio ao qual ele pertence. Com o objetivo geral de verificar quais fatores referentes ao histórico pessoal e social podem incidir sobre a performance dos estudantes de administração da Universidade Federal do Ceará perante o seu curso, este estudo de caso tem como objetivos específicos provar estatisticamente o quanto cada determinante impacta a amostra analisada e verificar se existe associação entre o bom desempenho nas cadeiras de cálculo e o número total de reprovações. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados junto aos alunos do curso que já tivessem concluído pelo menos uma das disciplinas de cálculo, público alvo da pesquisa. Os dados obtidos serão correlacionados através da ferramenta de testes Solver, pertencente ao Excel, que fornecerá, por meio do coeficiente de correlação (r), informações que possibilitem verificar se existe analogia entre os determinantes gênero, idade, estado civil, escolaridade, situação profissional e o desempenho do corpo discente do curso de administração, tanto no curso quanto nas cadeiras de cálculo. A análise dos dados obtidos revelará se a amostra estudada apresenta essa correlação, bem como o grau de influência de cada determinante sobre o desempenho do aluno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47576
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_argomes.pdf48,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.