Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
Tipo: Resumo
Título: A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
Autor(es): Silva, Ana Luiza Pinheiro e
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Escola;Resultados
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alpsilva.pdf49,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.