Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47457
Title in Portuguese: Empregado de escritório: empregado ou Companheiro? O processo de formação de consciência de classe (um estudo de caso)
Author: Fernandez, Diego Antônio Arsénio Brea
Keywords: Trabalho
Cotidiano
Ambiente de Trabalho
Issue Date: 1981
Citation: FERNANDEZ, Diego Antônio Arsénio Brea. Empregado de escritório: empregado ou Companheiro? O processo de formação de consciência de classe (um estudo de caso). 1981. 120f. – Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza(CE). 1981.
Abstract in Portuguese: Seria necessário iniciar a apresentação do problema falando um pouco de coma ele surgiu e passou a convi ver como preocupação teórica e pratica em nosso cotidiano. Isto permite entender porque estamos denominando nosso trabalho de problema. Um problema que gostaríamos de equacionar a fim de que pudesse ser compartilhado. Nossa formação profissional, foi determinada pela maneira como nos inserimos no mercado de trabalho, e não pela formação acadêmico. Isto fez com que durante 11 anos trabalhássemos numa grande empresa metalúrgica situada no ABC como empregado de escritório Quando nos inscrevemos no curso de mestrado em Sociologia do Desenvolvimento em 1977, percebemos que haveria oportunidade de tentar entender sociologicamente esta categoria de trabalhadores, mas ja no primeiro trabalho de;conclusão de curso, foi possível sentir que esta preocupação precisaria ser bastante definida e identificada, pois inseria-se em uma questão muito ampla e polemica. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47457
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1981_dis_daafernandez.pdf6,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.