Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456
Title in Portuguese: | Comer na escola: significados e implicações |
Author: | Bezerra, José Arimatéa Barros |
Advisor(s): | Brandão, Maria de Lourdes Peixoto |
Keywords: | Alimentação EScola Ensino |
Issue Date: | 2002 |
Citation: | BEZERRA, José Arimatéa Barros. Comer na escola:significados e implicações. 2002. 251f. – Tese (Doutorado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza(CE). 2002. |
Abstract in Portuguese: | Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar, como prática concreta e como discurso, adquire no contexto (cotidiano escolar e práticas alimentares da comunidade) da escola pública de ensino fundamental. Buscou-se explicitar os significados presentes nas representações sociais que os sujeitos da escola elaboram sobre a merenda escolar e nas práticas cotidianas relacionadas a essa atividade. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos sócio-antropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Com esse estudo, conclui-se que as representações sociais sobre a merenda escolar, elaboradas pelos profissionais da escola, gera um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar. Ademais, as práticas relacionadas à merenda escolar atuam como elemento curricular de reforço à submissão dos alunos e tendem a naturalizar a situação de exclusão.em que a maioria deles se encontra. Constatou-se ainda que não se sustenta a afirmação de que a merenda é o principal motivo da freqüência do aluno à escola. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456 |
metadata.dc.type: | Tese |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2002_tese_jabbezerra.pdf | 146,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.