Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456
Title in Portuguese: Comer na escola: significados e implicações
Author: Bezerra, José Arimatéa Barros
Advisor(s): Brandão, Maria de Lourdes Peixoto
Keywords: Alimentação
EScola
Ensino
Issue Date: 2002
Citation: BEZERRA, José Arimatéa Barros. Comer na escola:significados e implicações. 2002. 251f. – Tese (Doutorado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza(CE). 2002.
Abstract in Portuguese: Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar, como prática concreta e como discurso, adquire no contexto (cotidiano escolar e práticas alimentares da comunidade) da escola pública de ensino fundamental. Buscou-se explicitar os significados presentes nas representações sociais que os sujeitos da escola elaboram sobre a merenda escolar e nas práticas cotidianas relacionadas a essa atividade. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos sócio-antropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Com esse estudo, conclui-se que as representações sociais sobre a merenda escolar, elaboradas pelos profissionais da escola, gera um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar. Ademais, as práticas relacionadas à merenda escolar atuam como elemento curricular de reforço à submissão dos alunos e tendem a naturalizar a situação de exclusão.em que a maioria deles se encontra. Constatou-se ainda que não se sustenta a afirmação de que a merenda é o principal motivo da freqüência do aluno à escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47456
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_tese_jabbezerra.pdf146,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.