Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47369
Tipo: Resumo
Título: Suplementação de zinco e manganês orgânicos para poedeiras brancas em idade avançada: desempenho
Autor(es): Barrozo, Ana Carolina Paulino
Santos, Edibergue Oliveira dos Santos
Freitas, Ednardo Rodrigues
Palavras-chave: Minerais orgânicos;Ovos brancos;Qualidade dos ovos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARROZO, Ana Carolina Paulino; SANTOS, Edibergue Oliveira dos Santos; FREITAS, Ednardo Rodrigues. Suplementação de zinco e manganês orgânicos para poedeiras brancas em idade avançada: desempenho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Com o avanço da idade das poedeiras durante o ciclo de postura há redução da produção e piora na qualidade dos ovos, principalmente, da casca. Assim a suplementação de minerais orgânicos tem sido avaliada como medida de reduzir os esses efeitos. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, objetivou-se avaliar o efeito da suplementação “on top” de zinco e manganês orgânicos na alimentação sobre o desempenho de poedeiras brancas em idade avançada. Foram utilizadas 192 aves da linhagem Dekalb White, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 6 repetições de 8 aves. Os tratamentos foram: T1= ração controle (RC), sem suplementação e todas as vitaminas e todos os microminerais na forma inorgânica; T2= RC + Zn orgânico; T3= RC + Mn orgânico; T4= RC + Zn +Mn orgânicos. O período experimental foi de 105 dias (86 a 100 semanas de idade), durante os quais as aves receberam ração e água á vontade e foram avaliadas as variáveis de desempenho: consumo de ração (g/ave/dia), porcentagem de postura (%/ave/dia), peso do ovo (g), massa de ovo (g/ave/dia), conversão alimentar (consumo de ração/massa de ovo). Os dados foram submetidos á análise de variância e teste SNK para comparação de médias, ao nível de 5% de probabilidade. Não houve diferença significativa entre os tratamentos para as variáveis de desempenho avaliadas, indicando que a suplementação “on top” de Zn e Mn orgânico de forma isolada ou conjunto não melhora o desempenho das poedeiras no período de 86 a 100 semanas de idade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47369
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acpbarrozo.pdf51,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.