Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado
Autor(es): Petermann, Rafael
Vecchia, Adriana Dalla
Jung, Neiva Maria
Palavras-chave: Letramentos;Interculturalidade;Artigo de opinião
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: PETERMANN, Rafael; VECCHIA, Adriana Dalla; JUNG, Neiva Maria. Letramento escolar: interculturalidade e poder na produção de um artigo de opinião no ensino médio integrado. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 297-323, set./dez. 2019.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção escrita na Educação Básica, considerando língua e escrita como práticas sociais situadas (STREET, 2014; KLEIMAN; ASSIS, 2016). O objetivo proposto para o artigo é identificar se há “modelos culturais” de escrita, orientadores das produções dos alunos, e “dimensões escondidas” no processo de produção de um Artigo de Opinião em um contexto de formação profissional em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Partimos de discussões de trabalhos sobre letramentos acadêmicos as quais trazem questões de interculturalidade, poder e identidade, que resultam em “dimensões escondidas” em processos de produção escrita de gêneros acadêmicos. Em termos metodológicos, trata-se de uma etnografia da linguagem (GARCEZ; SCHULZ, 2015) que analisou textos produzidos por 18 alunos, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III na terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os alunos deixaramà mostra as suas percepções de mundo, articulando diálogos entre o modelo cultural em que estão inseridos, que Street (2014) reconhece como letramento vernacular, e o modelo cultural proposto pela escola. Nos textos, ocorreu um processo de produção de sentidos que indicializa a interculturalidade e a forma como esses alunos percebem as temáticas discutidas e como estas fazem parte de seu repertório e, por extensão, da sua vida. Foi possível identificar duas “dimensões escondidas”: a primeira relacionada ao tema, que pode favorecer autoria ou produção de um texto; e a segunda relacionada à interculturalidade e relações de poder negociadas e/ou articuladas por meio de vozes sociais trazidas dos textos de apoio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47315
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_advecchianmjung.pdf220,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.