Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47295
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ação e criação: a perspectiva da criatividade no fazer musical
Autor(es): Souza, Maria Regilâni Ângelo de
Silva, Maria Goretti Herculano
Palavras-chave: Atividade;Criatividade;Autonomia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Cariri
Citação: SOUZA, Maria Regilâni Ângelo de. SILVA, Maria Goretti Herculano. Ação e criação: a perspectiva da criatividade no fazer musical. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO CARIRI – EDUCAMUS, 6.; SIMPÓSIO DE ETNOMUSICOLOGIA DO CARIRI – SIMECA , 5-8 jun. 2018., Juazeiro do Norte (CE). Anais... Juazeiro do Norte (CE): Universidade Federal do Cariri, 2018. P. 160-166.
Resumo: O trabalho aqui exposto tem como principal objetivo fazer uma reflexão acerca da criatividade, e como esta se encontra presente no curso de música, a partir da observação de algumas atividades proporcionadas pelo PET- Música. A pesquisa encontra-se em andamento, tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso com instrumental de observação e entrevistas semiestruturadas. Ao buscar elucidar a importância do fomento à criatividade num curso de música – principalmente por se tratar de um curso de licenciatura – o estudo visa acompanhar algumas elaborações criativas que vem se consolidando no âmbito de ações como a Cena Musical, o Grupo de Violoncelos e o Grupo Vocal Set. Assim, pretende-se compreender os processos que potencializam a criatividade nessas práticas, verificando quais os impasses, os desafios e expectativas dos participantes. Até o momento, focalizase o trabalho pré-expressivo para adquirir dados acerca da criação e das dificuldades encontradas pelos envolvidos, tendo em vista a autonomia no âmbito dos grupos supracitados. O ponto em questão é entender os porquês do “não ser” criativo, por que ser, e como ser. Nesta perspectiva, como resultados preliminares, destaca-se a complexidade criativa no grupo A Cena Musical. Para embasar as reflexões, buscou-se subsidio na filosofia, ciência e na arte, através de escritos de J. P. Sartre (1943), Deleuze (1999), Ostrower (1977), Brook (2011), dentre outros, acerca do ser criativo e da criatividade.
Abstract: The main objective of this work is to reflect on creativity and how it is present in the music course, based on the observation of some activities provided by PET-Music. The research is in progress, has a qualitative character, of the case study type with observation instruments and semi-structured interviews. In seeking to elucidate the importance of fostering creativity in a music course - mainly because it is a degree course - the study aims to accompany some creative elaborations that have been consolidating in the scope of actions such as the Musical Scene, the Group of Cellos and the Grupo Vocal Set. Thus, it is intended to understand the processes that enhance creativity in these practices, verifying the impasses, challenges and expectations of the participants. So far, the pre-expressive work is focused on acquiring data about the creation and the difficulties encountered by those involved, in view of the autonomy within the aforementioned groups. The point in question is to understand the whys of creative "not being", why be, and how to be. In this perspective, as preliminary results, the creative complexity in the group A Cena Musical stands out. To support the reflections, we sought a subsidy in philosophy, science and art, through writings of JP Sartre (1943), Deleuze (1999), Ostrower (1977), Brook (2011), among others, about creative being and of creativity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47295
ISBN: 978-85-67915-40-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mrasouza.pdf199,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.