Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47287
Title in Portuguese: Economia política da canção: do tropicalismo ao pop-periférico
Title: From Tropicalism to peripheral pop
Author: Braga, Rafael Giurumaglia Zincone
Keywords: Tropicalismo
Música
Gêneros musicais
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Passagens
Citation: BRAGA, Rafael Giurumaglia Zincone. Economia política da canção: do tropicalismo ao pop-periférico. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.154-164, 2019.
Abstract in Portuguese: Esse artigo é parte do projeto de pesquisa que pretende observar em gêneros de nossa música popular massiva – funk, sertanejo, axé music, etc. – agenciamentos políticos caros a questões de comportamento e de estética musical. A partir de pesquisa prévia em torno do tropicalismo musical e suas relações com a indústria cultural que se gestava no Milagre Econômico da ditadura militar (1964- 1985), cotejamos nesse trabalho a insurgência de gêneros pop-periféricos com as últimas ondas de desenvolvimento econômico no país - em especial nos anos Lula. Nossa hipótese geral é de que políticas de desenvolvimento, sobretudo as voltadas para o consumo de uma então “nova classe média”, implicaram um novo desenho de classe no ato de se fazer e consumir música pop no Brasil. Tal fenômeno teria (em parte) provocado avaliações negativas sobre o estado da arte de nossa música (tanto na crítica jornalística em cadernos de cultura como em espaços da academia).
Abstract: This article is part of the research that intends to observe how mass popular music genres (funk, sertanejo, axé music, etc.) were assimilated and consumed during the periods of Brazilian development during the government of Luis Inácio Lula da Silva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47287
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179 9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_rgzbraga.pdf146,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.