Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47285
Title in Portuguese: A relação da Igreja Católica com a mídia: dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco
Title: The relationship of the Catholic church with the media: from mass media to Pope Francis Instagram
Author: Moreira, Leticia
Keywords: Modernidade
Comunicação
Mídia
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Passagens
Citation: MOREIRA, Leticia. A relação da Igreja Católica com a mídia: dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.120-137, 2019.
Abstract in Portuguese: A relação da Igreja Católica com a mídia nem sempre foi harmônica, mas, paulatinamente, a instituição religiosa percebeu que se não aderisse aos meios de comunicação, seus ensinamentos não conseguiriam ser propagados com amplitude. Tendo em vista esse cenário, este trabalho busca analisar como e por que a Igreja vem remodelando sua comunicação com os fiéis, ao longo dos anos, desde a efervescência da comunicação massiva até às redes sociais. Para isso, é realizada uma pesquisa de inspiração netnográfica (KOZINETS, 2014), a partir das publicações do Instagram do Papa Francisco, nos meses de março e abril de 2018. Como resultado, este estudo avalia que a adesão da Igreja aos meios de comunicação ampliou o alcance das suas mensagens, o Instagram do Papa vem proporcionando uma sensação aproximativa entre a religião e seus fiéis, e o caráter imagético da rede social contribui para uma maior persuasão dos seguidores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47285
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179 9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_ lmoreira.pdf788,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.