Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47280
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Slams de poesia, comunicação popular & plataformas digitais:o caso do coletivo Grito Filmes no Facebook
 e no YouTube
Título em inglês: Poetry slams, popular communication & digital platforms: the case of the collective grito filmes on Facebook and Youtube
Autor(es): Vale, Simone do
Palavras-chave: Comunicação;Plataformas digitais;Performance
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Passagens
Citação: VALE, Simone do. Slams de poesia, comunicação popular & plataformas digitais: o caso do coletivo Grito Filmes no Facebook
 e no YouTube.Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 44-56, 2019.
Resumo: Este trabalho procura compreender as relações de poder envolvidas na mediação de conteúdo distribuído por grupos sociais marginalizados nas plataformas digitais comerciais. Para atingir este objetivo, a análise enfoca a produção audiovisual do coletivo Grito Filmes compartilhada por meio do Facebook e do YouTube. Essa produção corresponde a filmagens das performances de jovens poetas negros nas batalhas de poesia falada realizadas na periferia do Rio de Janeiro. A metodologia envolveu a utilização dos programas Netvizz e YouTube Data Tools para a visualização das redes integradas pelos vídeos do Grito Filmes no Facebook e no YouTube, respectivamente. Na conclusão, o trabalho defende a necessidade de desenvolvimento de plataformas de mídias sociais que correspondam aos ideais democráticos da comunicação pública.
Abstract: This paper seeks to understand the power relations involved in the mediation of content distributed by marginalized social groups on digital commercial platforms. To achieve this goal, the analysis focuses on the audiovisual production of the “Grito Filmes” collective shared through Facebook and YouTube. This production corresponds to footage of the performances of young black poets in the battles of spoken poetry held on the outskirts of Rio de Janeiro. The methodology involved the use of Netvizz and YouTube Data Tools programs to view the networks integrated by “Grito Filmes” videos on Facebook and YouTube, respectively. In conclusion, the paper defends the need to develop social media platforms that correspond to the democratic ideals of public communication.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47280
ISSN: 2179 9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_svale.pdf139,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.