Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47264
Tipo: | TCC |
Título: | História e filosofia da ciência no ensino de ciências: um estudo de caso no interior do Ceará |
Autor(es): | Lima, Arthur Souza de |
Orientador: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave: | História da ciência;Filosofia da ciência;Ensino de ciências;Livro didático |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | LIMA, Arthur Souza de. História e filosofia da ciência no ensino de ciências: um estudo de caso no interior do Ceará. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | A história e a filosofia da ciência têm o potencial de tornar o ensino de ciências mais significativo e contextualizado. A educação científica surgiu da necessidade de aumentar a quantidade de cidadãos capacitados devido ao contexto pós-industrial do século 20, em que a produção própria do conhecimento passou a ser diretamente associada ao desenvolvimento de um país. Com o advento da pedagogia crítica, o ensino de ciências começou a se preocupar com a autonomia dos alunos e com a humanização do processo de ensino e aprendizagem, através de um distanciamento do modelo mecanicista e a criação de um papel social para a educação científica. Aproximar o ensino de ciências e a história e a filosofia da ciência, desde a formação dos professores até a produção do livro didático, auxilia esse papel social pois torna o processo de ensino e aprendizagem mais próximo da realidade dos estudantes e desmitifica a concepção da natureza do conhecimento científico. Em uma escola pública de ensino fundamental de Apuiarés, interior do Ceará, se realizou um estudo de caso analisando um professor de ciências e o livro didático por ele utilizado, através de formulários produzidos a partir do Guia de Livros Didáticos do PNLD 2014. A análise do docente mostrou que o seu contato prévio com a história e com a filosofia da ciência durante a sua graduação teve influência direta sobre o planejamento de suas aulas, que trazem enfoques a contextos históricos e reflexões críticas sobre os conteúdos abordados. A análise do livro didático revelou a sua eficiência em aproximar o ensino de ciências de conceitos da história e da filosofia da ciência, apresentando uma linguagem crítica e estimulando a investigação científica. Concluindo-se assim que conteúdos relativos a história e a filosofia da ciência podem alcançar eficientemente os alunos do ensino fundamental quando esses conteúdos estão inclusos tanto na formação dos professores de ciências como nos livros didáticos. |
Abstract: | The history and the philosophy of science have the potential to make science teaching more meaningful and contextualized. Science education emerged from the need to increase the number of trained citizens due to post-industrial context of the 20th century, in which the own production of knowledge has become directly associated with the development of a country. With the advent of critical pedagogy, the science teaching started to worry about the learner autonomy and the humanization of the teaching and learning process, through a detachment from the mechanistic model and the creation of a social role for science education. Approaching the science teaching and the history and philosophy of science, from teacher training to the production of textbooks, assists this social role as it makes the teaching and learning process closer to the students’ reality and demystifies the conception of the nature of scientific knowledge. In a public elementary school of Apuiarés, in the countryside of Ceará, it was conducted a case study analyzing a science teacher and the textbook used by him, through forms produced from the Textbook Guide PNLD 2014. The analysis of the teacher showed that his previous contact with the history and philosophy of science during his graduation had a direct influence on planning his classes, bringing approaches to historical contexts and critical reflections on the content covered. The analysis of the textbook revealed its efficiency in bringing the science teaching closer to concepts of history and philosophy of science, presenting a critical language and stimulating the scientific research. Concluding so that contents on the history and philosophy of science may efficiently reach students of elementary school when these contents are included both in the training of science teachers and in textbooks. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47264 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_aslima.pdf | 959,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.