Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47262
Title in Portuguese: Poéticas da aprendizagem em arte no Colégio da Polícia Militar do Ceará: uma experiência triangular nos processos de criação e suas avaliações
Author: Chagas, Debora Frota
Leite, Raimundo Hélio
Keywords: Educação
Criação
Artes
Issue Date: 2016
Publisher: UFRR
Citation: CHAGAS, Debora Frota; LEITE, Raimundo Hélio. Poéticas da aprendizagem em arte no Colégio da Polícia Militar do Ceará: uma experiência triangular nos processos de criação e suas avaliações. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26., 14-18 nov. 2016, Roraima (RR). Anais... Roraima (RR): UFFR, 2016. p.1069-1079.
Abstract in Portuguese: Este artigo é constituído de ações realizadas no Colégio da Polícia Militar do Ceará, instituição de educação básica integrante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, conveniada à Secretaria de Educação do Estado, onde sou professora desde 2012, ministrando a disciplina Arte Educação e oficinas de teatro, para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Mas arte em uma escola militar? Como? Para que? Para quem? Diante dessas e outras inquietudes, a presente investigação propõe uma metodologia de ensino em Arte, a partir de processos criativos na escola. Inspirada na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, para percorrer esse caminho algumas ações foram realizadas, como: observação do ambiente escolar, apresentação dos fundamentos da arte, aulas de campo, acesso às obras, ateliês de experimentos artísticos, leituras reflexivas, debates, entrevistas, dentre outras. Com esse contexto, a cartografia é utilizada em um sentido inverso do convencionado, não preestabelecendo a direção da meta a um caminho, mas a transformando em hódos-méta. Assim, cartografar é visto não como método a ser aplicado, mas experienciado a partir do próprio processo artístico e reflexivo. Nessa perspectiva, construir avaliações para melhor compreender o desenvolvimento dos processos está ligado diretamente ao ensino-aprendizagem e refletir sobre avaliar o educando é refletir sobre a própria prática profissional, pois tanto estudantes quanto professores estão envolvidos, efetivamente, no decurso. Desse modo, a investigação possibilitou aos sujeitos do processo, aos estudantes e a mim, uma experiência além de estética, autoavaliativa
Abstract: This article is based on research conducted at the Colégio da Polícia Militar do Ceará, basic education institution member of the Secretariat of Public Security and Social Defense, contracted to the State Department of Education, where I am a teacher since 2012, teaching discipline Art Education and workshops theater, for Elementary Education II and East. But art in a military school? As? For what? For whom? Given these and other concerns, this research proposes a teaching methodology in Art, from creative processes at school. Inspired by the triangular proposal for Ana Mae Barbosa, to go this route some actions have been taken, such as observation of the school environment, presentation of art fundamentals, field classes, access to works, workshops of artistic experiments, reflective readings, debates, interviews, among others. With this context, the mapping is used in a reverse direction agreed not pre-set the direction of the target to a path, but turning into hódos-méta. So mapping is not seen as a method to be applied, but experienced from the very artistic and reflective process. In this perspective, building ratings to better understand the development of processes is directly linked to teaching and learning. Reflect on assessing the student to reflect on their professional practice, for both students and teachers are involved effectively in the course. Thus, the research enabled the students and me an experience beyond aesthetics, selfassessment
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47262
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2358-7423 (Impresso)
2525-880X (Online)
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_dfchagas2.pdf306,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.