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Title in Portuguese: Aprendizagem da docência em educação musical nos anos iniciais: estudos e práticas em Projeto de Canto Coral
Title: Learning teaching in musical education in the early years: study and practice in Project Choral Singing
Author: Costa, Maria Zenilda
Keywords: Aprendizagem
Educação-Música
Canto
Issue Date: 2015
Publisher: FAEB-IFCE
Citation: COSTA, Maria Zenilda. Aprendizagem da docência em educação musical nos anos iniciais: estudos e práticas em Projeto de Canto Coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 3., 5-9 nov. 2015,. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): FAEB-IFCE, 2015. p. 2968-2981. Tema: Políticas Públicas e Ensino das Artes: formação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Abstract in Portuguese: Após sete anos que a Lei 11.769/2008 foi sancionada no intuito de tornar obrigatório o ensino de música na Escola Básica, buscamos identificar que mudanças ocorreram para concretizar a garantia desse direito. A questão central do nosso estudo buscou compreender o impacto dessa Lei nas escolas de educação infantil e anos iniciais, tendo como foco de atuação o projeto Canto Coral. O estudo teve como objetivo refletir sobre os conceitos e práticas de educação musical, a partir dos seguintes estudos da área que o projeto canto coral vem promovendo com as escolas: Gaulke (2013); Mateiro e Ilari (2011); Brito (2003); Zagonel (2012); Ciavatta (2003). Pela abordagem qualitativa do estudo de caso (VENTURA, 2007), refletimos sobre o curso básico de regência de canto coral que oferecemos para professores de educação infantil e fizemos o levantamento das fontes bibliográficas específicas da educação musical que recentemente as escolas têm recebido como material de apoio. O investimento de recursos públicos para o acesso das escolas à produção bibliográfica de estudos específicos da educação musical e a orientação para que a Música seja trabalhada como área específica no currículo da Educação Infantil e anos iniciais são os principais resultados identificados que estão alterando, ainda que paulatinamente, o cenário da educação musical para as crianças da escola pública.
Abstract: After seven years that the Law 11.769 / 2008 was sanctioned in order to make mandatory the teaching of music in Primary School, we seek to identify what changes have occurred to realize the guarantee of this right. The central ISSUE of our study sought to understand the impact of this law on preschools and early years, focusing on the performance of the Choir project. The study aimed to reflect on the concepts and music education practices from the following studies of the area that the choir project has promoted with schools: Gaulke (2013); Mateiro and Ilari (2011); Brito (2003); Zagonel (2012); Ciavatta (2003). The qualitative approach of the case study (VENTURA, 2007), reflect on the basic course of choral conducting we offer for preschool teachers and made the lifting of specific bibliographic sources of music education that recently schools have received as material support. The investment of public funds to the access of schools to bibliographic production of specific studies of music education and guidance so that the music be worked as a specific area in the early childhood education curriculum and early years are the main identified results that are changing, albeit gradually the scenario of music education for children in public school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47246
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 2525-880X (Online)
ISSN: 2358-7423 (Impresso)
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