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Tipo: TCC
Título: Novas abordagens no ensino de botânica e a restauração de áreas verdes escolares
Autor(es): Oliveira, Willer Rocha de
Orientador: Matias, Ligia Queiroz
Palavras-chave: Ensino de botânica;Aprendizagem Significativa;Perspectiva histórico-crítica;Conservação biológica;Interdisciplinaridade
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Willer Rocha de. Novas abordagens no ensino de botânica e a restauração de áreas verdes escolares. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O ensino de botânica ao longo do tempo foi marcado por inúmeros problemas, que acabaram por causar algum desinteresse, não só nos alunos, mas também nos professores. Além disto, os conhecimentos botânicos são renegados ao segundo plano na educação básica, sempre deixados de lado e ensinados de forma superficial, podendo ser consequência de uma falta de afinidade ou ausência de uma formação adequada dos professores. Além disto, os seus conteúdos vêm sendo frequentemente lecionados pelo método tradicional de ensino, marcadas pela utilização de atividades de leitura, memorização e uma subsequente aplicação de testes. Logo, existe uma demanda no desenvolvimento e oferta de atividades práticas alternativas acompanhadas de material didático que favoreça novas oportunidades de aprendizagem diferenciadas. Outro fator interessante e que necessita ser melhor abordado é a questão da conservação biológica que, no mundo consumista em que vivemos, está sendo totalmente esquecida. E esta negligência, tanto da população como do estado, acaba por promover uma redução drástica das áreas verdes nos grandes centro urbanos, impactando diretamente o meio ambiente e todo o equilíbrio natural, além de ocasionar problemas de saúde para o próprio homem. Com base nestes aspectos, o presente trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de botânica, que alia novas abordagens educacionais como a aprendizagem significativa, a perspectiva histórico crítica e a interdisciplinaridade, associando com a questão da conservação ambiental e a reconstrução de áreas verdes dentro dos espaços urbanos. Tendo como principais metas a revitalização do ensino de botânica através de novos métodos de ensino, o desenvolvimento e o estímulo ao senso crítico, a conscientização sobre a questão ambiental e a recuperação de áreas verdes nas dependências escolares. Para alcançar seus objetivos, esta proposta utilizou vários métodos, que abrangem desde aulas teórico-práticas, aulas de campo e até mesmo um mutirão para reconstrução de áreas verdes. Em uma breve experiência de aplicação desta proposta, já foi possível perceber uma mudança representativa nos participantes, principalmente em seu senso crítico e no aumento de seu interesse pelos conteúdos de botânica trabalhados.
Abstract: The teaching of botany over time was marked by numerous problems that eventually cause a lack of interest not only students but also teachers. Another problematic point is that often the botanical knowledge are renegades to the background in basic education, always set aside and taught surface or accelerated form, and may be the result of a lack of affinity of the teachers or the lack of proper training of teachers. Moreover, its content often come being taught by the traditional method of teaching, marked by exposure reading activities, storage and subsequent application tests. Therefore, there is a demand in developing and offerings of alternative practical activities and educational material that fosters new opportunities for differentiated learning. Another interesting factor that needs to be worked better is the question of biological conservation, in the consumerist world we live in is being totally forgotten and this neglect much of the population as the state ultimately promote the drastic reduction of green areas within the large central urban, directly impacting the environment and all natural balance and still causing health problems for the man himself caused this disaster. Was analyzing these aspects, the present work is to present a new proposal for teaching botany, combining new educational approaches such as meaningful learning, the historical critical perspective and an interdisciplinary approach to the issue of environmental conservation and reconstruction of green areas within the urban spaces. Its main goals rescue and revitalize the teaching of botany through new teaching methods, the development and the encouragement of critical thinking and awareness of environmental issues and finally it is intended to build and or recover green areas in school grounds. To achieve its objectives, the proposal seeks to use a variety of methods, ranging from practical classes, field classes and even a campaign for reconstruction of green areas. In a brief application experience of this proposal has been possible to realize a representative change in the participants, especially in its critical sense and increasing their interest in botany contents worked, thus leading us to realize that the proposal is best performed can meet the demands to what is proposed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47237
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