Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47219
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escrita como uma prática social situada: formas de contextualização
Autor(es): Oliveira, Maria do Socorro
Palavras-chave: Linguística;Escrita;Contexto (Linguística);Ensino fundamental
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: OLIVEIRA, Maria do Socorro. A escrita como uma prática social situada: formas de contextualização. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
Resumo: Face ao reconhecimento de que um texto não é um fenômeno estritamente linguístico, este estudo pretende destacar o processo interativo que se estabelece na construção textual, centrando-se na reflexão sobre a relação texto e contexto. Com vistas a esse aspecto, elegemos como unidade de análise textos produzidos por alunos de 3ª série do ensino fundamental, inseridos em situações de escrita colaborativa centradas no par criança/criança. Julgamos que essa análise nos permitirá compreender que o contexto é um recurso relevante para elucidar a forma textual e as práticas construtivas que subjazem à sua produção.
Abstract: This study demonstrates that context is a relevant resource to elucidating the form and the constructive practices which underlie the production of written texts. As data we have used oral textual genres such as: popular tales, short stories, legends and personal experiences of the social actors involved in this “discursive game”. The texts are produced in a co-operative way by the pair child/child. In this analysis we consider writing/ telling/ reading/ culture as inseparable elements to build up linguistic knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47219
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_msoliveira.pdf208,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.