Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47196
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Apresentação - Educação e Filosofia na era da barbárie social
Autor(es): Alves, Giovanni Antonio Pinto
Palavras-chave: Modernidade e Educação;Modernidade e Filosofia;Modernidade e Trabalho
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ALVES, Giovanni Antonio Pinto. Apresentação - Educação e Filosofia na era da barbárie social. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 7-11.
Resumo: No decorrer dos últimos trinta anos de crise estrutural do capital, marcada pela intensa reestruturação capitalista, que atinge as mais diversas instâncias do ser social (com a mundialização do capital e a constituiçâo do novo bloco histórico neoliberal, alterando a forma de ser do Estado político do capital, transfigurando a objetividade e subjetividade do mundo do trabalho), emerge nova estrutura da sociabilidade capitalista isto é, o que denominamos de sociometabolismo da barbárie, elemento qualitativamente novo da dinâmica social global que expressa desafios candentes para o pensamento e a atividade do homem. O metabolismo social da barbárie é produto histórico das derrotas políticas da classe do trabalho no século XX. É um novo espaço-tempo histórico do processo civilizatório afetado de negação. Ele é marcado pelos múltiplos processos de negação do ser genérico do homem, processo de dessocialização que trava as possibilidades concretas de transcendência da ordem burguesa.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47196
ISBN: 978-85-7282-234-3
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_gapalves.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.