Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47160
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infância das crianças negras e escravas no Brasil: aproximações com realidades contemporâneas |
Título em inglês: | Childhood of black slave children in Brazil: a comparison to contemporary realities |
Autor(es): | Santos, Elton Vinicius Lima dos Santos Milani, Débora Raquel da Costa Perez, Márcia Cristina Argenti |
Palavras-chave: | Escravidão;Infância;Sociedade |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SANTOS, Elton Vinicius Lima dos Santos; MILANI, Débora Raquel da Costa; PEREZ, Márcia Cristina Argenti. “Infância” das “crianças” negras e escravas no Brasil: aproximações com realidades contemporâneas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 35-46, maio/ago. 2019. |
Resumo: | A escravidão caracterizou-se pela opressão social, embasada por conhecimentos racistas e de cunho religioso que deixaram terríveis marcas estigmatizantes sobre um povo, que, apesar de compor a maior parte da sociedade brasileira, sofre duramente as consequências da desumanização que lhe foi imposta. O presente estudo tem como objetivo compreender a visibilidade da infância das crianças negras e escravas na história do Brasil no período colonial e no Império e seus desdobramentos na atualidade contemporânea. A metodologia envolve um estudo teórico, pautado na sistematização de obras da história e sociologia brasileira, com ênfase nos conhecimentos acerca da infância. A infância das crianças negras e escravas foi muito diferente de outros tipos de infância. A herança dessa infância sob escravidão se evidencia na realidade da população negra vista em indicadores sociais, como a educação, a pobreza e a violência. A intenção é contribuir com a desconstrução de um sistema social que nega as consequências da escravidão, mantendo as crianças negras em desvantagem de oportunidades e reeditando a opressão do sistema escravista. |
Abstract: | Slavery was characterized by social oppression, based on racist and religious knowledge, which left terrifying stigmatizing marks on a people, who in spite of making up for the majority of the Brazilian society, are severely affected by the consequences of the dehumanization imposed on them. The present study tries to understand the visibility of the childhood of black and slave children in the history of Brazil in the country’s colonial period and Empire and its unfolding in contemporary times. The methodology involves a theoretical study, based on the systematization of works of Brazilian history and sociology with emphasis on knowledge about childhood. The childhood of black and slave children was very different from other types of childhood, and the inheritance of this childhood under slavery is evident in the reality of the black population seen in social indicators such as education, poverty and violence. The intention of this paper is to contribute to the deconstruction of a social system that denies the consequences of slavery, keeping black children at a disadvantage, and reissuing the oppression of the slavery system. |
Resumen: | La esclavitud se caracterizó por la opresión social, basada en conocimientos racistas y de cuño religioso, que dejaron terribles huellas estigmatizantes sobre un pueblo, que pese a componer la mayor parte de la sociedad brasileña, sufre duramente las consecuencias de la deshumanización que le fue impuesta. El presente estudio tiene como objetivo comprender la visibilidad de la infancia de los niños negros y esclavos en la historia de Brasil en el período colonial y en el Imperio y sus desdoblamientos en la actualidad. La metodología involucra un estudio teórico, pautado en la sistematización de obras de la historia y sociología brasileña, con énfasis en los conocimientos acerca de la infancia. La infancia de los niños negros y esclavos, fue muy diferente de otros tipos de infancia y la herencia de esa infancia bajo esclavitud se evidencia en la realidad de la población negra vista en indicadores sociales como la educación, la pobreza y la violencia. La intención es contribuir con la deconstrucción de un sistema social que niega las consecuencias de la esclavitud, manteniendo a los niños negros en desventaja de oportunidades y reedita la opresión del sistema esclavista. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47160 |
ISSN: | 0102-1117 (Impresso) 2526-0847 (Online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_evlssantos.pdf | 228,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.