Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47118
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Projeto Escola Verde – horta escolar e empreendedorismo sustentável: concepções e práticas para educação ambiental participativa em Macapá (AP)
Título em inglês: Green School Project - school garden and sustainable entrepreneurship: conceptions and practices for participatory environmental education in Macapá / Amapá
Autor(es): Campos, Marcelo Conceição da Rocha
Paixão, Eliana do Socorro de Brito
Palavras-chave: Educação;Educação Ambiental;Empreendedorismo
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: CAMPOS, Marcelo Conceição da Rocha, PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito. Projeto Escola Verde – horta escolar e empreendedorismo sustentável: concepções e práticas para educação ambiental participativa em Macapá (AP). . Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 143-155, maio/ago. 2019.
Resumo: O artigo aborda o projeto Escola Verde: horta escolar e empreendedorismo sustentável, proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá e concebido no ano de 2017, como um multiplicador de ações socioambientais que resultem na conservação do meio ambiente e estimulem atitudes empreendedoras sustentáveis, segundo técnicas agroecológicas na produção da horta. O objetivo é apresentar análises acerca das concepções e práticas educativas em educação ambiental, fomentadas no projeto, com foco no processo de ensino-aprendizagem participativo, bem como na sensibilização socioambiental e inclusão social de alunos de escolas públicas em Macapá (AP). A pesquisa foi pautada pela abordagem qualitativa e pelo tratamento dos dados na análise de conteúdo. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela análise documental e observação participante em quatro entre as dez escolas contempladas no projeto. Dentre os principais resultados, verificou-se que o projeto revela uma aspiração arrojada, que, mesmo em meio às dificuldades, vem conquistando alguns resultados positivos nas práticas desenvolvidas nas escolas que tendem a orientar as ações dos alunos no meio natural e social, originando novas formas de relacionamento com o meio ambiente. Concluiu-se que é um projeto viável, desde que haja comprometimento de todos os parceiros envolvidos, e que a horta é um campo propício à prática educativa participativa que vise à mudança de atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente, na formação de cidadãos críticos e protagonistas em práticas que evidenciem o cenário atual de degradação socioambiental.
Abstract: The article addresses the project Green School: School Garden and Sustainable Entrepreneurship, proposed by the State Secretariat of Education of Amapá. It was conceived in 2017 as a multiplier of social and environmental actions that leads to the conservation of the environment and stimulate sustainable entrepreneurial attitudes, according to agroecological techniques in the production of the vegetable garden. The goal is to present analysis about educational conceptions and practices in environmental education, fostered in the project, focusing on the participatory teaching-learning process, as well as on social-environmental awareness and social inclusion of public school students in Macapá / Amapá. The research was based on the qualitative approach through content analysis. As methodological procedures, we opted for documentary analysis and participant observation in four of the 10 (ten) schools contemplated in the project. Among the main results, it was verified that the project reveals a bold aspiration, and even in the midst of the difficulties, it has been conquering some positive results in the practices developed in the schools that tend to guide the actions of the students in the natural and social environment, giving rise to new forms relationship with the environment. It was concluded that it is a feasible project, as long as it has commitment of all partners involved; and that the vegetable garden is a conducive field to participative educational practice aimed at changing attitudes and behaviors related to the environment, in the training context of critical and protagonists citizens in practices that reveal the current scenario of socio-environmental degradation.
Resumen: El artículo aborda el proyecto Escuela Verde: Horta Escolar y Emprendedorismo Sostenible, propuesto por la Secretaría de Estado de Educación de Amapá y que fue concebido en el año 2017, como un multiplicador de acciones socioambientales que resulten en la conservación del medioambiente y estimulen actitudes emprendedoras sostenibles, según técnicas agroecológicas en la producción del huerto. El objetivo es presentar análisis sobre las concepciones y prácticas educativas en educaciónambiental, fomentadas en el proyecto, con enfoque en el proceso de enseñanzaaprendizaje participativo, así como en la sensibilización socioambiental e inclusión social de alumnos de escuelas públicas en Macapá/Amapá. La investigación fue pautada en el abordaje cualitativo y el tratamiento de los datos en el análisis de contenido. Como procedimientos metodológicos, se optó por el análisis documental y observación participante en cuatro de las 10 (diez) escuelas contempladas en el proyecto. Entre los principales resultados, se verificó que el proyecto revela una aspiración audaz, que incluso en medio de las dificultades, viene conquistando algunos resultados positivos en las prácticas desarrolladas en las escuelas que tienden a orientar las acciones de los alumnos en el medio natural y social, originando nuevas formas de relación con el medioambiente. Se concluyó que es un proyecto viable, siempre que haya compromiso de todos los socios involucrados y que el huerto es un campo propicio a la práctica educativa participativa que apunta al cambio de actitudes y comportamientos relacionados al medioambiente, en la formación de ciudadanos críticos y protagonistas en prácticas que evidencien el escenario actual de degradación socioambiental
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47118
ISBN: 0102-1117 (Impresso)
ISSN: 2526-0847 (Online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mcrcampos.pdf380,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.