Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47046
Title in Portuguese: Diagnóstico da pesca e análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido : Estudo de caso Açude Paus Branco, Madalena-CE
Author: Ribeiro, Diego Castro
Advisor(s): Oliveira, Moisés Almeida de
Keywords: Semiárido
Pesca
Estado trófico
Issue Date: 2010
Citation: RIBEIRO, Diego Castro. Diagnóstico da pesca e análise preliminar do estado trófico de um açude do semiárido : Estudo de caso Açude Paus Branco, Madalena-CE. 2010. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: A pesca desempenha um papel fundamental como meio de subsistência para o sertanejo. As espécies que ocorrem nos ecossistemas de água doce do Nordeste Semiárido do Brasil (NEB) são o resultado de processos evolutivos modulados por fatores climáticos e os ciclos hidrológicos da região. Porém, a influência humana através de mudanças ambientais e da introdução de espécies exóticas tem modificado a composição da ictiofauna original. Outra conjuntura refere-se A eutrofização de reservatórios utilizados para usos múltiplos, que ocasiona grande preocupação ao bem-estar socioambiental na regido. 0 escopo principal visa à realização de um diagnóstico da pesca e de análise preliminar do estado trófico em um açude do semiárido. A pesquisa foi desenvolvida no açude Paus Branco, localizado no assentamento 25 de Maio (Madalena/CE) no período de abril a outubro de 2010. 0 diagnóstico da atividade pesqueira foi realizado através de pescarias e coletas de informações com o auxilio de questionário pré-elaborado. Nas pescarias, foram utilizadas redes de espera de diferentes tamanhos de malha; linhas de mão com anzóis de numeração variável; e landuás. 0 estudo do estado trófico realizou-se com coletas mensais de amostras de água em três pontos distintos do reservatório. Através das medições das concentrações de fósforo total e de clorofila "a", analisou-se o indice de Estado Tráfico modificado (lET.) para o açude. Segundo os pescadores entrevistados, as principais espécies de peixes presentes no açude Paus Branco são: card-preto (Cichlasoma orientale); tildpia do Nilo (Oreochromis niloticus); trafra (Hoplias malabaricus); curimatd (Prochdodus cearensis); bodó (Hypostomus spp.); cangati (Trachelyopterus galeatus); piaba ou lambari (Astyanar spp.); piau (Leporinus obtusidens); muçum (Synbranchus marmoratus); e piavuçu (Leporinus spp.). O WT. indicou que o reservatório encontra-se no estado eutrófico tendendo para o estado mesotrófico. IETm obtido pode ter sido alterado pela concentração de macrófitas aquáticas, as quais dificultam a utilização de redes de espera. A pesca no açude Paus Branco complementa a renda familiar dos pescadores durante os períodos de estiagem. A produção da captura é destinada para o consumo familiar e o excedente é comercializado no mercado consumidor local.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47046
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_dcribeiro.pdf19,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.